Notícias

Trabalhos desenvolvidos pela Hemodinâmica de Patos são apresentados no 79º Congresso Brasileiro de Cardiologia

publicado: 23/09/2024 15h34, última modificação: 23/09/2024 17h13

O serviço de Hemodinâmica de Patos, instalado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), teve destaque no 79º Congresso Brasileiro de Cardiologia (CBC), realizado de 20 a 22 de setembro, no Centro Internacional de Convenções de Brasília. Três trabalhos científicos desenvolvidos no serviço foram apresentados pelo cardiologista hemodinamicista Jeann Carlos Santiago, um dos profissionais responsáveis pelos procedimentos de cardiologia intervencionista em Patos.

Quem também marcou presença no evento foi o líder de práticas médicas do serviço de hemodinâmica de Patos, Lucas Xavier, e Luan Martins, que atua como cardiologista hemodinamicista no mesmo serviço. Lucas reforçou o impacto positivo do trabalho apresentado por Jean intitulado Importância de um projeto articulado no tratamento da doença coronária aguda visando um centro de hemodinâmica próximo: avaliação de desfechos clínicos. Segundo Jeann, o estudo evidenciou taxas de sucesso extremamente altas no tratamento de casos agudos, com mortalidade baixa e um tempo "porta-balão" (período entre a entrada do paciente no hospital e a realização do procedimento) de apenas 3h40min, refletindo a eficiência das ambulâncias e do setor de regulação.

Além disso, o profissional pontuou que o tempo médio de permanência hospitalar foi de apenas 4 dias, o que reduziu significativamente os custos com a hotelaria hospitalar. "Esses resultados só foram possíveis graças à descentralização deste serviço de saúde especializado para o interior da Paraíba.  Expomos trabalhos de casos complexos realizados no serviço, que é recente mas já vem dando frutos e salvando muitas vidas em nossa região. Viva nosso melhor momento! Viva o SUS!", vibrou o cardiologista intervencionista.

Outros dois trabalhos também foram apresentados por Jean no 79º CBC, um intitulado Trombectomia mecânica em casos de tromboembolismo pulmonar maciço: o hemodinamicista como protagonista, que abordou o crescimento do número de procedimentos de trombectomia pulmonar no serviço de Patos. "Apresentamos o aumento de casos tratados, que passou de três para sete. O último caso foi de um paciente de 65 anos com tromboembolismo pulmonar bilateral maciço, que teve sucesso na intervenção e já recebeu alta hospitalar", comentou o autor.

Já o trabalho intitulado Trombólise intracoronária como terapia adjuvante à intervenção coronariana em infarto agudo do miocárdio com supra de ST: quando e como podemos fazer?, trouxe novos insights sobre o uso de trombólise intracoronária em conjunto com outras terapias intervencionistas em casos críticos.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da PB Saúde, Yuri Martins, as apresentações no Congresso reforçam o compromisso da Fundação com o avanço científico e a inovação em cardiologia. "Os resultados discutidos podem ser adaptados e implementados em serviços de saúde locais, promovendo melhorias no atendimento aos pacientes e elevando a qualidade do serviço público de saúde. Na PB Saúde, incentivamos a participação de nossos profissionais em eventos científicos, pois isso estimula a troca de conhecimento e a adoção de novas práticas clínicas, fortalecendo a capacitação e o desenvolvimento contínuo de nossas equipes", afirmou Yuri.

Para a coordenadora administrativa da hemodinâmica de Patos, Liliane Sena, as contribuições apresentadas no 79° CBC são exemplos do impacto positivo que a descentralização dos serviços de saúde especializados tem proporcionado à população do interior da Paraíba. "Os trabalhos apresentados mostram um reflexo do compromisso e dedicação da nossa equipe em oferecer o melhor cuidado aos nossos pacientes. Estamos sempre em busca de inovação e excelência na assistência, e esse reconhecimento é um incentivo para continuarmos avançando na qualidade dos nossos serviços", relatou a gestora.