1ª CIPA da Hemodinâmica de Patos marca compromisso com a segurança e bem-estar dos colaboradores

publicado: 17/09/2024 14h22, última modificação: 18/09/2024 10h10

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) deu mais um importante passo em direção à promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável com a instalação da 1ª Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) do serviço de hemodinâmica instalado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos. A cerimônia de posse da comissão ocorreu na última segunda-feira (16), consolidando o compromisso da Fundação com a segurança e a saúde de seus colaboradores.

A cerimônia de posse contou com a presença de Liliane Sena, coordenadora administrativa do serviço de hemodinâmica de Patos, Kamila Leite, coordenadora de práticas assistenciais da hemodinâmica de Patos, Gilvana Siqueira, coordenadora de saúde ocupacional do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires (HMDJMP), e do técnico de segurança do trabalho que iniciou o processo de implementação da CIPA na hemodinâmica de Patos, Adriano Oliveira. Durante a cerimônia, Adriano e Gilvana ministratam uma palestra sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho.

“Também foi um momento oportuno para conhecer melhor o ambiente de trabalho, os riscos e as dificuldades existentes nesse serviço para traçar ações de prevenção e promoção à saúde dos colaboradores. Sabemos que proporcionar mais segurança para o colaborador é também garantir mais a segurança e a satisfação aos usuários que são assistidos pelo serviço”, relatou Gilvana.

De acordo com Kamila Leite, o processo eleitoral para a escolha dos membros da comissão foi realizado no dia 21 de agosto de 2024, das 7h às 19h, por meio de votação eletrônica, garantindo amplo acesso a todos os funcionários da instituição. “Estamos vivenciando um momento enriquecedor que irá trazer melhorias significativas para todos que compõem a PB SAÚDE de Patos. Foram eleitos 6 membros efetivos e 4 suplentes, seguindo as diretrizes da NR 05, que preconiza a formação de CIPA com 50% de seus membros eleitos pelos colaboradores e 50% indicados pelo empregador”, explicou a gestora e integrante da CIPA.

Rosivaldo Júnior, supervisor de manutenções gerais da engenharia da hemodinâmica de Patos, foi eleito presidente da CIPA na hemodinâmica de Patos e comentou sobre o papel fundamental da comissão. "A CIPA tem como objetivo conseguir antecipar problemas e identificar potenciais riscos, seja de acidentes ou de assédio. Junto com a equipe de segurança do trabalho, nosso papel é trabalhar continuamente para melhorar o bem-estar físico, psicológico e ergonômico dos colaboradores. A comissão foi criada para humanizar ainda mais o ambiente de trabalho, permitindo um contato mais próximo e direto entre a empresa e os funcionários", afirmou o presidente da comissão.

Sobre Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA):

A CIPA é um órgão exigido por lei, instituído pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR 05), do Ministério do Trabalho e Emprego, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além da promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Composta por representantes dos empregados e do empregador, a comissão é responsável por identificar riscos no ambiente de trabalho, elaborar um plano de ação para eliminá-los ou minimizá-los e promover campanhas educativas sobre segurança e saúde no trabalho.

A existência da CIPA é obrigatória em empresas públicas e privadas, conforme regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e a sua atuação é fundamental para a preservação da integridade física e mental dos trabalhadores, assim como para a construção de uma cultura de prevenção de acidentes e de combate ao assédio.