EDUCAÇÃO PERMANENTE
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia político-pedagógica que toma como objeto os problemas e necessidades emanadas do processo de trabalho em saúde, e relaciona o ensino, a atenção à saúde, a gestão do sistema e a participação do controle social. Tem por objetivo a qualificação e aperfeiçoamento do processo de trabalho em vários níveis do sistema, orientando-se, portanto, para a melhoria do acesso, qualidade e humanização na prestação de serviços e para o fortalecimento dos processos de gestão político-institucional da PB Saúde.
A PB Saúde, segundo o que publicou a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES/PB) no Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde (2019-2022), também vem apostando na lógica da EPS como estratégia capaz de reorganizar os processos de gestão e de atenção em saúde. Esse movimento vem sendo disparado pela construção dos seus próprios processos internos de gestão, pelas pactuações almejadas com o aparelho formador e estudantes, bem como pelo planejamento de intervenções no campo da Educação em Saúde para sua rede própria e em conjunto com as redes municipais de saúde através de seus trabalhadores e serviços de saúde.
Dentro das bases conceituais e metodológicas da EPS, a dimensão pedagógica responde pelo planejamento de ações de formação/capacitação de pessoal em saúde, especificamente de pessoal já inserido em processos de trabalho nos diversos níveis organizacionais do sistema, quer no âmbito da prestação direta de serviços quer no âmbito da gestão do sistema. Isto implica em se levar em conta a revisão dos modelos pedagógicos utilizados no campo da Educação em Saúde, visando a adoção dos conceitos e metodologias de ensino-aprendizagem mais adequadas e coerentes com os objetivos definidos no momento da programação das ações educativas.