Notícias

PB Saúde participa do lançamento do programa Laços de Vida em alusão ao Setembro Verde

publicado: 24/09/2024 14h42, última modificação: 24/09/2024 14h57

Gestores da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) estiveram presentes no evento de lançamento do Programa Laços de Vida, que tem a proposta de fornecer apoio psicológico e emocional aos familiares doadores de órgãos no estado da Paraíba. O evento realizado no auditório do Senac Centro, em João Pessoa, foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplantes, em uma solenidade que celebrou a campanha nacional de incentivo à doação de órgãos, o Setembro Verde.  

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela PB Saúde, foi destacado como uma das instituições que mais contribuiu para o aumento do número de doações de órgãos na Paraíba. Para a diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, este compromisso se reflete em ações contínuas de conscientização promovidas pela PB Saúde, incentivando a população a dizer sim para a doação de órgãos.

 

“Desde que o Hospital Metropolitano se tornou um hospital doador, em novembro de 2018, temos realizado captações de múltiplos órgãos que beneficiaram inúmeros pacientes na fila de transplante. O reconhecimento como ‘Amigo do Transplante’, em 2019, também veio para reforçar nosso compromisso com a vida. Fico muito feliz em estar presente no lançamento deste programa que vai oferecer esse apoio psicológico e emocional aos familiares de doadores de órgãos, um apoio que é crucial para ajudar essas pessoas a enfrentar o luto e a compreender a importância de sua doação. Trata-se de um suporte necessário em um momento que sabemos é muito delicado”, pontuou a gestora.

Na mesa de honra do evento, estiveram presentes autoridades como o Secretário Estadual de Saúde da Paraíba, Ari Reis, e o diretor de Vigilância em Saúde do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS-PB), Harvey Carvalho, além da diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega,e do diretor técnico do Hospital Metropolitano, Matheus Agra.

Reafirmando o compromisso de promover a doação de órgãos e salvar vidas na Paraíba, Matheus Agra, enfatizou também a relevância do trabalho em equipe e celebrou o recebimento do segundo certificado de ‘Amigo do Transplante’. “O Hospital Metropolitano teve a honra de receber um certificado como Amigo do Transplante, aqui na nossa Paraíba, como um dos hospitais que mais cresceram em relação ao número de captações e de transplantes. É uma honra para nós, porque sabemos que os transplantes mudam vidas, não só mudam, como eles salvam vidas. Por isso, nossa equipe faz um trabalho intensivo em torno da captação de órgãos e em torno da conscientização da importância do transplante. O certificado é resultado desse trabalho e mostra o quanto o hospital é um real amigo do transplante”.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, destacou o aumento das autorizações familiares aliado às capacitações das equipes como fatores que vêm contribuindo para o crescimento das doações e transplantes no estado. “A gente sempre precisa reforçar que sem a autorização dos familiares nada disso estaria acontecendo. Então cada vez mais a negativa familiar do nosso estado vem diminuindo, por conta das ações realizadas e da conscientização da população em aceitar e autorizar a doação de órgãos num momento tão difícil para uma família. Além disso, os treinamentos e capacitações realizadas com as equipes envolvidas em todo o processo têm sido fundamentais para o avanço do serviço na Paraíba,” observa.

Paraíba registra aumento de 20% em transplantes de órgãos: 

Este ano já foram registrados 210 transplantes, sendo 153 de córneas, seis de coração, 16 de rim, 26 de fígado e nove de medula óssea. Em 2023, foram 175 transplantes, distribuídos em 125 de córneas, seis de coração, 23 de rins e 17 de fígado e quatro de medula óssea.