Serviços de Hemodinâmicas gerenciados pela PB Saúde realizam mais de 12 mil procedimentos em 2023

publicado: 10/01/2024 17h23, última modificação: 10/01/2024 17h23

Os serviços de hemodinâmica gerenciados pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) realizaram, em 2023, mais de 12 mil procedimentos que salvaram a vida de paraibanos que precisaram de atendimento cardiológico, neurológico ou endovascular em todo o estado.

Uma destas pessoas beneficiadas foi o padre José Ronaldo Marques da Costa, de 57 anos, que passou por um cateterismo e uma angioplastia na Hemodinâmica de Patos, após sofrer um infarto agudo do miocárdio, em julho. Graças ao pleno funcionamento do serviço, o primeiro no Sertão do estado, o atendimento aconteceu cerca de meia hora depois que o paciente recebeu o primeiro atendimento, no Hospital Regional de Piancó.  "A direção do hospital foi muito ágil na minha transferência para Patos, realmente foi de uma agilidade impressionante. É uma bênção para o nosso Sertão ter aqui esse centro de hemodinâmica, porque tudo fica rápido", disse o sacerdote após receber alta.

O padre José Ronaldo foi uma das 2.595 pessoas que passaram por algum procedimento na Hemodinâmica de Patos, que funciona no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, inaugurado em dezembro de 2022. O serviço ultrapassou a meta estipulada pelo Governo do Estado para o contrato de gerenciamento do serviço por parte da PB Saúde em 2023, que era de 1.464 procedimentos.

O total representa 77,25% de atendimentos a mais do que o previsto, e este crescimento foi impulsionado pelos procedimentos de cardiologia intervencionista, que não só bateu a meta de 1.224 como atingiu 2.385 procedimentos em 2023, 94,85% a mais do que a meta.

Além da Hemodinâmica de Patos, a PB Saúde gerencia outros três serviços de hemodinâmica, sendo dois no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; e um no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.

Na Hemodinâmica de Campina Grande, que atua desde agosto de 2022, foram 56% de atendimentos a mais do que a meta. Conforme contrato de gestão, a previsão para 2023 era de 2.052 procedimentos, sendo que foram realizados 3.201 ao longo do ano.

Os procedimentos diagnósticos e terapêuticos de neurorradiologia mais do que dobraram a meta de 384, realizando 829 ao longo do ano. Também foram feitos 1.705 procedimentos de cardiologia intervencionista, 37,9% a mais do que a meta de 1.236; e 667 procedimentos endovasculares, 54,4% a mais do que a meta de 432.

As hemodinâmicas do Hospital Metropolitano também ultrapassaram a meta estipulada para 2023. No total, foram realizados 6.359 procedimentos, 32,47% a mais do que os 4.800 previstos para 2023. Nos 12 meses do ano, foram feitos 1.003 procedimentos endovasculares, 39,3% a mais que a previsão de 720; 1.502 procedimentos diagnósticos e terapêuticos de neurorradiologia, 39% a mais que os 1.080 previstos; e 3.854 procedimentos de cardiologia intervencionista adulto e pediátrica, 28,4% a mais que os 3 mil previstos.

O número de atendimentos em todas as hemodinâmicas apresentaram crescimento sobretudo a partir de março de 2023, quando o Governo do Estado implantou o programa Coração Paraibano, que criou um protocolo para o atendimento rápido de pacientes cardiológicos. Os atendimentos nas hemodinâmicas são feitos de forma regulada, por meio da Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto à regulação da PB Saúde, que analisa o perfil de cada paciente e procede com o encaminhamento necessário.

"É com grande satisfação que apresentamos estes resultados excepcionais alcançados pelos nossos serviços de hemodinâmica. Isso é um reflexo do comprometimento e eficiência de todos os profissionais que fazem parte da PB Saúde, cujo trabalho árduo e dedicado contribuiu para salvar a vida de milhares de paraibanos", disse Ari Reis, diretor superintendente da PB Saúde.