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PB Saúde marca presença na 1ª edição do Seminário Nacional de Ouvidoria de 2024

publicado: 04/06/2024 16h07, última modificação: 05/06/2024 14h01

Para promover inovações e melhorias nas ouvidorias dos hospitais gerenciados pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), profissionais das ouvidorias do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e do Hospital do Servidor General Edson Ramalho estão participando da 1ª edição do Seminário Nacional de Ouvidoria de 2024, que está sendo realizado nos dias 04 e 05 de junho, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa. O setor é responsável por intermediar o diálogo entre a sociedade e as instituições, recebendo demandas, reclamações, sugestões e elogios dos cidadãos em relação aos serviços prestados.

Nesta edição do evento, estão previstas atividades que envolvem tanto a avaliação de serviços públicos, quanto a construção de carta de serviços, a relação entre ouvidoria e corregedoria no tratamento de denúncias de assédio, o papel da ouvidoria no engajamento social e competências a serem desenvolvidas para o melhor atendimento em ouvidoria; além das intersecções entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

A coordenadora da ouvidoria do Hospital Edson Ramalho, Vívian Mendes Franca, aproveitou a oportunidade para participar das oficinas: ‘Jornada da denúncia de assédio sexual: da Ouvidoria e Corregedoria’, e ‘Da escuta à ação: construindo uma ouvidoria orientada por dados’. “Conhecimento e inovação é sempre benéfico para o serviço que prestamos à população. É muito satisfatório participar dessa troca com os demais ouvidores, pois permite que tenhamos uma nova visão de como conduzir situações difíceis e proporcionar uma acolhida mais capacitada, com humanização nos atendimentos em ouvidoria da nossa unidade”, disse Vivian. 

Já a coordenadora do setor no Hospital Metropolitano, Isabelle Alcântara, foi chamada pelo Ouvidor Geral do Estado, André Mota, para fazer parte da coordenação do evento. “Para mim está sendo uma honra participar da coordenação, uma oportunidade para trocar experiências, estar mais próximo de outros gestores com expertise no assunto e receber as orientações de outras ouvidorias sobre como podemos melhorar nossa atuação para ajudar a gestão pública através das ‘vozes’ dos usuários”, afirmou Isabelle.

Na mesa de abertura do evento estavam presentes, a ouvidora geral da Controladoria Geral da União, Ariana Frances, o procurador geral do Estado, Fábio Andrade, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Nominando, a superintendente substituta da Controladoria Geral da União na Paraíba, Luciana Sales, o ouvidor setorial da saúde do município de João Pessoa, Emerson Caldas, o secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Tenório, o ouvidor geral do Estado, André Motta e o controlador geral do município, Diego Albuquerque. 

Em sua fala, o presidente do TCE, Antônio Nominando, destacou a importância da ouvidoria. “Em um Estado democrático, a ouvidoria é indispensável aos municípios, ao Estado e a todas as instituições, seja órgão ou poder, e a ouvidoria tem de ter independência. Não pode ser simplesmente um órgão, uma estrutura pública, para que ela possa dar ouvido, voz e abrir as portas para a sociedade”, afirmou. 

Para o diretor superintendente da Fundação PB Saúde, Ari Reis, a participação da equipe profissional no evento é estimulada pela gestão. “Nós sabemos da relevância que é ter uma equipe preparada para atender as mais diferentes situações, por isso estamos continuamente encorajando nossa equipe para capacitações. Nossa missão como gestores de serviço público é assegurar que a ouvidoria seja um espaço acessível e confiável, onde os cidadãos sintam-se encorajados a expressar suas opiniões, fazer reclamações, sugerir melhorias e até mesmo elogiar quando necessário”, destacou. 

Ouvidorias 

As duas unidades hospitalares gerenciadas pela Fundação PB Saúde possuem ouvidorias para atender às demandas dos pacientes como sugestões, solicitação de informações, denúncias e reclamações. A Ouvidoria do Hospital Metropolitano está entre as mais acessadas e com a maior taxa de resolutividade da rede estadual de saúde, conforme ranking elaborado pela Ouvidoria Geral do Estado. 

O serviço pode ser acessado de forma presencial, de segunda à sexta, das 9h às 16h, pelo e-mail ouvidoria@hospitalmetropolitano.pb.gov.br, por  telefone no número (83) 3229-9161, por meio da pesquisa de satisfação disponibilizada na recepção da unidade ou pelo acesso a partir do QR Code em folders distribuídos em vários setores como ambulatório, CDI e internações, além das visitas diárias nos setores realizadas pela equipe da ouvidoria.

 A Ouvidoria do Hospital Edson Ramalho, cujo índice de aprovação dos pacientes tem crescido, disponibiliza diversas formas de acesso: por meio de QR Code afixado nos setores (que leva a um formulário do Google); Caixa-urna localizada nas recepções e corredores da internação; pelo e-mail ouvidoriahospitaledsonramalho@gmail.com ou pelo telefone 3211 7280. Outra maneira é pelo sistema OuvidorSUS, por meio do endereço http://ouvprod01.saude.gov.br/ouvidor/CadastroDemandaPortal.do

 

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