Dia D+ Saúde: nova ação social e voluntária beneficia quilombolas do município do Conde

publicado: 03/06/2024 15h13, última modificação: 03/06/2024 15h19

Na manhã do último sábado (1), colaboradores e amigos da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) distribuíram amor e empatia ao próximo em mais um Dia D+ Saúde, ação social e voluntária que, dessa vez, foi realizada nas comunidades quilombolas Guruji (I e II) e Ipiranga, localizadas no município do Conde, a pouco mais de 40 minutos do centro de João Pessoa. Consultas de diversas especialidades, brincadeiras, lanches e muito forró foram os ingredientes principais para alegrar o dia dos moradores por meio desta ação, que tem como objetivo principal levar mais saúde e conforto para quem precisa.

“A palavra do dia é gratidão”, expressou  a idealizadora da ação e chefe de Gabinete da PB Saúde, Heliane Medeiros.  “Gratidão a todos os voluntários que vieram conosco para esta ação de saúde. Hoje nós tivemos 38 atendimentos neurológicos, 45 cardiológicos, 55 com clínico geral e 80 oftalmológicos. Não tenho dúvidas de que a comunidade se sente grata e nós, muito mais, por termos a oportunidade de fazermos essa ação”, afirmou Heliane.

Além dos atendimentos, foram oferecidas atividades lúdicas para crianças, com pinturas faciais, lanches para a comunidade e muita música com o trio Forró com Força, que tocou sucessos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho, entre outros artistas e compositores regionais. Uma das beneficiadas pela ação foi a moradora da comunidade quilombola Guruji I, Valdezia dos Santos, que aproveitou a oportunidade para realizar os exames oftalmológicos. “Eu estou adorando o atendimento de vocês, tá sendo maravilhoso. Já veio minha mãe, minha irmã, minha outra irmã está ali sendo atendida também, meus vizinhos. E o forrozinho que tá sendo a melhor parte, tá sendo bom demais”, disse a moradora.

Para Rosania Viana, assistente administrativa do Núcleo de Ações Estratégicas da PB Saúde, participar das ações do dia D+ Saúde é uma oportunidade de praticar a solidariedade e ter empatia para com as necessidades do outro. “Fazer o bem é contagiante e a solidariedade tem o poder de engajar pessoas de uma comunidade em torno de um objetivo comum. Uma grande quantidade de pessoas foram atendidas, foi uma manhã muito produtiva. Acho que a gente precisa participar dessas atividades para entender a importância de ajudar o próximo, servir é sempre bom, a gente se realiza também em poder estar ajudando. Participando dessas ações, a gente tem contato com outras pessoas e consegue ver outras realidades”, contou Rosania.

A analista de Rede, Sistemas e Software da PB Saúde, Anabelly Lopes, também participou da ação e reforçou a importância de influenciar mais pessoas a terem empatia e aderirem ao voluntariado. “Está sendo um dia muito bonito de ação social e pretendemos estimular tantas pessoas a poder ajudar mais, assim poderemos oferecer ainda mais saúde para quem precisa, com mais amor e acolhimento”, relatou.

Ainda em junho, já está sendo planejada mais uma ação do Dia D+ Saúde, dessa vez, será em benefício do abrigo de idosos Casa de Lázaro, localizado em Santa Luzia, no Seridó Ocidental Paraibano. O abrigo vem passando por dificuldades financeiras e, por isso, precisa de ajuda para continuar cuidando de quem precisa. Os amigos e colaboradores da PB Saúde já estão arrecadando materiais de construção, fraldas geriátricas, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, roupas, lençóis e ajuda financeira por meio do pix: doacoescasadelazaro@gmail.com

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents