Notícias

Núcleo de Educação Permanente da PB Saúde promoveu 50 cursos e soma mais de mil participantes no primeiro trimestre do ano

publicado: 02/04/2024 17h11, última modificação: 02/04/2024 17h11

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB), por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), já iniciou 50 cursos de capacitação e qualificação para os colaboradores da sede e de seus serviços gerenciados no período de janeiro até março de 2024. Até o momento, já foram registrados 1.066 participantes nos cursos, que somam um total de cerca de 100 horas de carga horária.

De acordo com o coordenador do NEPS da Fundação, Yuri Martins, os cursos de capacitação/treinamento e formação/qualificação fornecem subsídios práticos e suporte teórico para que as equipes de saúde possam atuar de forma segura, resolutiva e humanizada. “A EPS compreende estratégias que envolvem a gestão, o processo de trabalho, a qualificação dos profissionais, as interações entre parceiros e a condução de programas formativos, contribuindo para garantir, assim, a qualidade da assistência à saúde”, afirmou.

Já foram realizadas atividades em diversas áreas da saúde e administrativas, nos modos presencial, remoto ou in loco. Entre os cursos estão: Fluxo de Acidente de Trabalho; Atuação Fisioterapêutica Obstetrícia; Farmácia Clínica; Rotina no Pós Operatório de Cirurgia Cardíaca; Práticas Integrativas; Fluxo de Medicamentos Externos e Conciliação Medicamentosa, Gestão da Emoção e Inteligência Emocional; entre outros. 

A enfermeira Julyana Soares, que atua na Hemodinâmica de Patos, é uma das colaboradoras que já participou de cursos desenvolvidos pela PB Saúde. “Os treinamentos têm uma grande importância para nós, como profissionais da assistência, porque buscam qualificar e desenvolver nossas habilidades e conhecimentos com a finalidade de aumentar nossa produtividade e eficiência no desempenho das nossas funções”, disse.

Para a assistente administrativa, Synara Sousa, que atua no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, o aprendizado deve ser constante, principalmente nas situações em que é necessário executar atividades novas.  “Trazendo para a minha realidade, as informações adquiridas no curso que eu participo atualmente, que é o da nova Lei de Licitações, têm esclarecido muitas dúvidas em relação a pontos que envolvem algumas das minhas atividades diárias e isso facilita muito na prática. Pois é através desse conhecimento que eu consigo fazer o meu trabalho fluir um pouco melhor, com mais segurança, e auxiliar a administração pública a minimizar possíveis prejuízos. Isso é imensurável”, declarou.

Como incentivo à Educação Permanente em Saúde, a Fundação disponibiliza o Laboratório de Simulação Realística do Hospital Metropolitano, que tem o objetivo de treinar os profissionais para melhor eficiência no atendimento aos pacientes. O espaço dispõe de uma ampla sala com leitos, monitores, equipamentos e acessórios médicos e hospitalares, além de manequins responsivos para estudo das variadas técnicas e procedimentos de atendimento à saúde. O local é dedicado não apenas aos funcionários do hospital, mas a todos os colaboradores da PB Saúde, atuando com atividades de capacitação profissional para a melhor assistência aos pacientes.

Atualmente, estão em andamento quatro cursos de qualificação, além de mais seis capacitações previstas para os próximos dias. “A expectativa é ampliar e consolidar as ações de Educação Permanente em Saúde, levando-se em consideração, principalmente, a própria ampliação do escopo de atuação da PB Saúde, para que os nossos colaboradores estejam sempre atualizados e preparados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes que utilizam os serviços gerenciados pela Fundação”, destacou Ilara Nóbrega, diretora de Atenção à Saúde.