Notícias
Assinatura de novo concurso da PB Saúde é destaque em evento do Governo do Estado
O governador João Azevêdo assinou a autorização para a contratação da empresa organizadora do novo concurso da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), nesta segunda-feira (8), durante o evento de lançamento do Programa Paraíba Contra o Câncer, realizado no Teatro Paulo Pontes. Também foi destaque na cerimônia o trabalho da PB Saúde para a habilitação de novos leitos e serviços, a recente conquista do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) e a atuação da instituição como coordenadora do programa Coração Paraibano.
O superintendente da PB Saúde, Ari Reis, se alegrou ao compartilhar a boa nova. De acordo com o gestor, serão mais de 1.400 vagas para convocação imediata e mais de 2 mil vagas para cadastro reserva para todos os programas e unidades que a PB Saúde ainda deve assumir nos próximos anos.
“Hoje é um dia de grande celebração para a saúde pública aqui na nossa Paraíba e para a nossa fundação também. Foi autorizado hoje, pelo governador João Azevedo, a contratação da nova empresa para o concurso de 2024 da PB Saúde. Isso significa que a fundação está crescendo com solidez e com capacidade técnica, trazendo novos profissionais que devem, a partir de agora, já se prepararem para a prova que vai ser feita ainda este ano”, afirmou Ari.
Em seu discurso no evento, o governador ressaltou as conquistas alcançadas pela Fundação, inclusive o CEBAS. “A PB Saúde teve uma vitória extraordinária. Somente oito fundações neste país tem essa certificação, que gera uma economia de mais de 4 milhões de reais todos os meses. Os ganhos que teremos com tudo isso são extraordinários”, comemorou. “A PB Saúde foi concebida para exercer uma atividade de gestão de hospitais públicos e vem exercendo com toda a qualidade. Qualquer unidade que a Fundação tem assumido, os resultados começam a aparecer, seja na capacidade de leitos ou na ampliação do parque tecnológico e mais serviços”, destacou.
João Azevêdo ainda destacou os resultados do programa Coração Paraibano, que já realizou mais de 11 mil atendimentos em um ano de funcionamento, reduzindo em 41% o número de óbitos decorrentes de infarto agudo do miocárdio. “São milhares de pessoas que estão vivas hoje graças ao programa Coração Paraibano. Com a estrutura que foi montada, levamos quatro hemodinâmicas para as três macrorregiões da Paraíba, duas UTIs aéreas, 61 ambulâncias e 12 hospitais regionais. Ainda vamos ampliar essa rede de hemodinâmicas também para Cajazeiras e vamos ter grandes áreas para esse atendimento”, concluiu.
Paraíba contra o Câncer
O programa vai abranger desde o rastreio, diagnóstico, estadiamento, tratamento, até os cuidados paliativos. Estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 170 milhões. Entre as ações, estão previstas a ampliação da Rede Estadual de Oncologia; a implementação de uma regulação única para pacientes com câncer ou suspeita de câncer no estado, a fim de garantir um acesso mais ágil e coordenado aos serviços de diagnóstico, tratamento e acompanhamento oncológico, reduzindo as barreiras e o tempo de espera para os pacientes. E ainda a priorização dos cânceres mais frequentes, como Mama, Colo de útero, Próstata, Aparelho digestivo, e Pele não melanoma.