Notícias

Hospital Regional de Guarabira recebe 99% de avaliações positivas dos pacientes do programa Opera Paraíba

publicado: 26/07/2024 15h06, última modificação: 26/07/2024 16h47

O Hospital Regional de Guarabira (HRG)  recebeu, nesta quinta-feira (25), certificado de reconhecimento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) por ter alcançado o nível de 99% de avaliações positivas nas pesquisas de satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados aos pacientes que se submeteram às cirurgias eletivas do programa Opera Paraíba, do Governo do Estado.

Na manhã desta sexta-feira (26), todos os profissionais representantes dos setores envolvidos no atendimento e assistência aos pacientes celebraram coletivamente a conquista. Para a diretora geral da unidade, Rosicler Pinheiro, as avaliações positivas possuem um significado especial na jornada de toda a equipe como profissionais que acreditam no SUS. “É de suma importância conhecer a satisfação dos usuários, especialmente neste período em que o hospital  está passando por reforma. Sempre nos dedicamos ao máximo para garantir um bom resultado, oferecendo respeito, dignidade e qualidade aos pacientes”, afirmou. 

A unidade realizou as primeiras cirurgias pelo programa no mês de fevereiro de 2024, representando um grande desafio para os colaboradores. “A chegada do Opera Paraíba fez com que o hospital voltasse para o novo. Todas as equipes, desde a higienização até os profissionais assistenciais, deram o seu melhor. Embora seja um trabalho árduo, o resultado é sempre gratificante”, destacou Jean Targino, coordenador do Serviço Social do HRG. 

Dentro do Opera Paraíba, a unidade hospitalar realiza cirurgias gerais e pediátricas. Entre os procedimentos cirúrgicos gerais executados estão: histerectomia total, miomectomia, hemorroidectomia, laqueadura, colecistectomia, vasectomia e hernioplastia. Já as cirurgias pediátricas realizadas são postectomia e hernioplastia. 

Um dos pacientes atendidos pelo programa foi o pequeno Pedro Oliveira, 9 anos. “Meu filho precisava muito realizar essa cirurgia para corrigir o problema que ele tinha e evitar complicações de uma hérnia não tratada. Então, o sentimento que eu tenho é de gratidão por tudo estar dando certo”, relatou Ivanice Oliveira, mãe do menino. 

A unidade hospitalar pertence ao Governo do Estado e passou a ser gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) desde o dia 2 de julho de 2024. Atualmente, o serviço conta com 96 leitos, 3 salas para cirurgias para demandas de urgência, emergência, cesarianas e procedimentos eletivos. O local está passando por reforma e ampliação para oferecer a melhor assistência em saúde à população de 25 municípios da região polarizada por Guarabira, no Brejo paraibano.