Notícias
Hospital Regional de Guarabira realiza ação de saúde em alusão ao Novembro Azul
O Hospital Regional de Guarabira (HRG) Antônio Paulino Filho realizou um ‘Pit Stop’ com oferta de diversos serviços de saúde para a população. As atividades aconteceram na terça-feira (12), na Praça Pedro II, localizada no Centro da cidade, em alusão à campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata e promoção à saúde do público masculino.
Durante toda a manhã, as pessoas que passaram pelo local tiveram acesso a aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, orientações nutricionais e psicológicas, consultas com urologista para homens a partir dos 50 anos de idade, além de agendamento para a realização de exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) na unidade hospitalar.
Para a diretora-geral do Hospital Regional de Guarabira, Rosicler Pinheiro, ações como esta contribuem para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e incentivam os homens a priorizarem sua saúde e bem-estar. “É fundamental aproximar os serviços de saúde da população masculina, que, muitas vezes, ainda reluta em procurar atendimento médico preventivo. Então, a disponibilização de serviços num espaço público é uma oportunidade de sensibilizar e oferecer um cuidado integral, fortalecendo a ideia de que a prevenção salva vidas", pontuou.
Participaram da ação as equipes médica, de enfermagem, nutrição e psicologia com o objetivo de alertar os cidadãos para a importância da prevenção do câncer de próstata. “Realizamos uma abordagem focada no cuidado com a saúde do homem, enfatizando que esse cuidado deve ser integral e durante todos os meses do ano e não apenas em novembro”, destacou Raimunda Soares, gerente de Práticas de Enfermagem do HRG.
A equipe de psicologia prosseguiu com orientações acerca do rastreamento precoce da doença. “Buscamos orientar quanto ao preconceito machista que ainda existe em relação ao exame de toque retal, que faz parte do rastreamento do câncer de próstata, explicando como é realizado e destacando sua importância para desmistificar o preconceito internalizado que ainda existe”, afirmou Évio Lucena, coordenador do Serviço de Psicologia do hospital.
Já a equipe de nutrição aproveitou a oportunidade para orientar a comunidade sobre uma alimentação adequada tanto na prevenção e no tratamento do câncer de próstata, e na ocasião, realizando a entrega de lanches saudáveis. “O recomendado é manter uma alimentação saudável, consumindo frutas e verduras diariamente, evitar alimentos ultraprocessados, fazer uso de temperos naturais e beber de dois a três litros de água por dia, tudo isso associado à prática de atividades físicas, que é fundamental”, destacou a Thaís Guilherme, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do HRG.