Notícias
PB Saúde inicia nova etapa do projeto "Na Medida" para promoção de hábitos saudáveis dos colaboradores
Com o objetivo de incentivar seus colaboradores a adotarem uma rotina mais saudável, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) lançou a segunda fase do projeto "Na Medida". A iniciativa busca promover uma cultura de saúde e bem-estar, incentivando hábitos como a alimentação equilibrada e a prática regular de atividades físicas, elementos fundamentais para uma vida mais saudável.
As ações da primeira etapa incluíram avaliações antropométricas, orientações nutricionais com estratégias individualizadas, ginástica laboral com exercícios de alongamento conduzidos por profissionais de educação física, além de treinos funcionais ao ar livre, como o realizado na praia de Cabo Branco, no mês de maio deste ano.
Já, no último sábado (9), o projeto deu mais um passo com abertura realizada na Orla de Tambaú, na capital, contando com uma aula coletiva de ginástica e dança, ministrada pela educadora física Eugra Souto, além de café da manhã e distribuição de brindes.
Quem participou da aula e da primeira etapa do projeto foi Niedja Araújo, que atua como assistente técnica na PB Saúde, e compartilhou um pouco de como vem sendo a sua experiência: “Desde a primeira edição do projeto eu participo e tenho sentido mais ânimo e disposição nas minhas atividades diárias. O incentivo da equipe só fortalece nosso compromisso com hábitos mais saudáveis. E não só reforça o nosso bem-estar físico, mas no próprio ambiente de trabalho e mental. Afinal, precisamos cuidar de nós mesmos para cuidar do outro com a mesma dedicação e energia. Amo fazer parte da PB Saúde e dos projetos que promovem saúde e qualidade de vida para todos”, disse.
Nova Etapa do Projeto "Na Medida"
De acordo com Atson Barbosa, estudante de nutrição e colaborador da PB Saúde, que lidera o projeto, a nova fase do "Na Medida" terá duração de 12 semanas, com atividades e desafios que incentivam os colaboradores a se comprometerem ainda mais com a saúde e o bem-estar.
"Em cada semana, abordaremos uma temática específica. Falaremos sobre mindfulness no contexto da alimentação, que é o ato de comer com atenção plena, e sobre como montar um prato equilibrado e fazer escolhas inteligentes, priorizando alimentos naturais em vez dos ultraprocessados. Além disso, abordaremos a leitura de rótulos, a escolha de bons produtos e a importância da hidratação, entre outros temas. Vamos estabelecer pequenas metas, para que, passo a passo, possamos construir uma base sólida e sustentável para mudanças duradouras nos hábitos de vida. A intenção é reduzir o sobrepeso, a obesidade e as comorbidades relacionadas, como o risco metabólico, cardiovascular e doenças crônicas, como diabetes e hipertensão," explica Atson.
Para facilitar o acompanhamento e o engajamento dos participantes, desde o início, todos foram reunidos em um grupo de WhatsApp, onde pequenas metas diárias foram estabelecidas para o primeiro desafio. "Essas metas diárias ajudaram a reduzir o consumo de ultraprocessados e a incluir mais alimentos naturais na dieta, promovendo mudanças concretas na qualidade de vida de cada colaborador," destaca Atson.
Segundo Anabelly Lopes, presidente da Comissão de Projetos Inovadores e Humanização da PB Saúde, ao longo do projeto os participantes também têm a oportunidade de participar de rodas de conversa sobre hábitos alimentares saudáveis e qualidade nutricional. “Estamos felizes com os resultados da primeira etapa, e com boas expectativas para esses próximos meses. Temos tido uma maior adesão dos profissionais, não só da sede da nossa Fundação, mas dos demais serviços gerenciados”, destacou.
Com foco na adoção de hábitos alimentares saudáveis, prática de atividade física e um estilo de vida equilibrado, o projeto Na Medida se consolida como uma iniciativa importante para a promoção da saúde entre os colaboradores da PB Saúde.