Notícias
Ação da Rede Cuidar, Saúde da Paraíba e PB Saúde atende crianças cardiopatas do estado
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde (Geas), em parceria com a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde - PB Saúde - realizaram um mutirão de atendimentos para as crianças com cardiopatias assistidas pela Rede Cuidar. A ação aconteceu no sábado (9), no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela PB Saúde e pertencente ao Governo da Paraíba, onde 31 crianças com cardiopatia foram atendidas.
Ao chegar no Metropolitano, todas as crianças foram recepcionadas pela equipe do Ambulatório, com abordagens lúdicas e recebimento de brindes. Após o acolhimento, algumas delas, realizaram exame de ecocardiografia, destas, 19 foram solicitadas Órtese e Prótese de Material Especial (OPME) extra SUS, entrando para lista de atualização de cirurgias eletivas.
De acordo com a coordenadora da cardiopediatria do Hospital Metropolitano, Lara Dantas, os pacientes avaliados são crianças com cardiopatia congênita que estão aguardando cateterismo. “Algumas crianças já estão há um bom tempo aguardando a realização do cateterismo e o mutirão possibilitou atualizar os exames para que os procedimentos aguardados sejam agilizados”, pontuou Lara.
A dona de casa Tatiane Costa, moradora do município de Areial, compareceu ao Hospital Metropolitano para que a filha Lara Yasmim, de 3 anos e 9 meses, diagnosticada com cardiopatia congênita, fosse atendida. Ela explica que após o nascimento da menina foi descoberto um sopro cardíaco (ruído produzido pela passagem do fluxo sanguíneo nas estruturas do coração).
“Desde então, nós estamos sendo acompanhadas pela Rede Cuidar, que tem sido fundamental para o tratamento da minha filha. Se não fosse por esse serviço, hoje, não estaríamos aqui para a realização desse e de outros procedimentos que estão garantindo a saúde e o bem-estar dela”, lembrou Tatiane, ao ressaltar que o próximo passo será a cirurgia cardíaca.
A diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, destacou a importância dessa ação para garantir a saúde e o bem-estar dos pequenos pacientes. “A PB Saúde tem se empenhado em promover a inclusão e o cuidado especializado em diversas áreas da saúde, e o mutirão é um exemplo disso. O esforço conjunto que a SES e a PB Saúde têm se dedicado é uma garantia que as crianças com cardiopatia congênita tenham acesso a um atendimento rápido e de qualidade”.
Rede Cuidar - é um serviço permanente de Telemedicina oferecido pelo Governo do Estado que conta com um pacote de serviços e tecnologias que envolvem a disponibilização de atendimento especializado remoto e/ou presencial; apoio ao transporte seguro, quando necessário; monitoramento e rastreamento de pacientes, na rede de assistência à saúde de média e alta complexidade da Paraíba, para especialidades de Perinatologia, Obstetrícia e Cardiopediatria. Anualmente são realizadas caravanas oferecendo assistência nas diversas regiões da Paraíba.