Notícias
Hemodinâmica de Patos chega à marca de 3 mil procedimentos realizados em 2024
O serviço de Hemodinâmica, instalado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) alcançou a marca de 3 mil procedimentos realizados, até o momento, no ano de 2024. O número ultrapassa a meta estabelecida pelo Governo do Estado para o contrato de gerenciamento do serviço por parte da PB Saúde para este ano, que era de 2.400 procedimentos. A marca representa 25% a mais do que a meta prevista para todo o ano.
Do total de 3 mil procedimentos, 2.745 correspondem a procedimentos de cardiologia e 272 são referentes a procedimentos vasculares. Um dos pacientes atendidos pelo serviço é Ozélio Pereira de Lima, de 41 anos, que deu entrada por meio do programa Coração Paraibano, para a realização imediata de um cateterismo cardíaco e uma angioplastia. Natural do município de São José de Caiana, o paciente foi regulado pelo Hospital Distrital de Itaporanga. “Foi um atendimento muito rápido e que salvou a vida do meu irmão. Graças a Deus e a toda a equipe que trabalha na hemodinâmica, agora ele está se recuperando”, disse Jonas Pereira de Lima, irmão do paciente.
De acordo com o líder de Práticas Médicas da Hemodinâmica de Patos, Lucas Xavier, a interiorização da alta complexidade é fundamental para o tratamento das doenças cardiovasculares nos pacientes que residem nos municípios do sertão da Paraíba. “É um marco importante para nós da hemodinâmica e isso reflete um serviço de qualidade, uma assistência de alto padrão, que é oferecida ao sertanejo. Atualmente, graças ao serviço de hemodinâmica de Patos conseguimos tratar o infarto agudo do miocárdio em tempo hábil, oferecendo o melhor tratamento padrão para esses pacientes”, declarou.
Para a coordenadora de Práticas Assistenciais da Hemodinâmica de Patos, Kamila Leite, os números evidenciam que a PB Saúde, junto ao Governo do Estado, está sanando a necessidade da população sertaneja em relação à assistência de cardiologia intervencionista e endovascular. “É um número expressivo de procedimentos realizados, superando o ano passado, que registrou um total de 2.595 procedimentos. Com isso, vemos a assistência sendo alcançada de forma eficiente a todos que necessitam e podemos ressaltar que os indicadores assistenciais da Hemodinâmica de Patos estão com resultados positivos. Então, não são apenas números e indicadores, são pessoas, famílias e comunidades que estão sendo beneficiadas através desse investimento em alta complexidade aqui no sertão”, afirmou.
“Destaco, também, o empenho de toda equipe multiprofissional assistencial que está à frente dos cuidados ao paciente, fazendo o melhor todos os dias para que, assim, tenhamos esses resultados positivos e grandiosos. E toda equipe administrativa que, nos bastidores, está articulando e produzindo para que tenhamos equipamentos e materiais para prestar a assistência da melhor forma possível”, completou a coordenadora de Práticas Assistenciais.
Presente na reabilitação cardiovascular, a equipe de Fisioterapia também participa intensamente no processo de recuperação dos pacientes. “Parabenizo toda à equipe, em especial à Fisioterapia, a qual foi pioneira na UTI Cardiológica, por desenvolver um papel fundamental na vida dessas pessoas: sempre se especializando, construindo protocolos e atestando a melhora significativa desses pacientes. Esse serviço, que antes era um sonho, hoje se consolida ainda mais, sendo referência e orgulho para todos nós”, comemorou Gabriel Nogueira, coordenador da Fisioterapia da Hemodinâmica de Patos.
A diretora de Atenção à Saúde da PB Saúde, Ilara Nóbrega, celebrou esse marco significativo com entusiasmo. "Esse é um momento importante para a saúde pública da Paraíba, especialmente do sertão. O serviço de Hemodinâmica de Patos tem transformado vidas e promovido mais qualidade e eficiência no cuidado à saúde cardiovascular da população. É uma conquista que reflete o compromisso e a dedicação de toda a equipe envolvida e de um trabalho integrado que reafirma o papel da PB Saúde em garantir acesso e resolutividade no SUS”, concluiu.
Hemodinâmica de Patos - O equipamento iniciou o funcionamento em 20 de dezembro de 2022, e, desde então, beneficia diretamente a população de 89 municípios do sertão paraibano, atendidos pela 3ª macrorregião, com serviços nas áreas de cardiologia intervencionista e endovascular. Todos os atendimentos são realizados de forma regulada pela Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, que analisa o perfil de cada paciente e o encaminha para a hemodinâmica quando necessário.