Notícias
PB Saúde promove capacitação sobre práticas inclusivas e acessibilidade para os colaboradores de hospitais gerenciados pela Fundação
A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) está promovendo capacitações sobre práticas inclusivas e acessibilidade para os colaboradores de suas unidades hospitalares gerenciadas. A atividade, realizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e pela Comissão de Projetos Inovadores e Humanização (COPRIH) da instituição, em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), já aconteceu no Hospital Regional de Guarabira Antônio Paulino Filho e no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires.
De acordo com Anabelly Lopes, presidente da COPRIH da PB Saúde, o objetivo é capacitar os profissionais dos setores assistenciais e administrativos dos serviços hospitalares para que possam oferecer um acolhimento e atendimento mais adequado aos pacientes que possuem condições específicas, minimizando, assim, as barreiras físicas, organizacionais e atitudinais.
“Este momento de aprendizado e reflexão é fundamental para discutirmos e praticarmos a construção de ambientes mais justos, acolhedores e acessíveis para todos, independentemente das diferenças. Ao adotarmos atitudes inclusivas, podemos transformar realidades e garantir que cada pessoa, sem exceção, tenha a oportunidade de participar de forma plena e ativa, recebendo atendimento equitativo e igualitário”, afirmou Anabelly Lopes.
As capacitações estão sendo ministradas por assessores técnicos da Funad, discutindo questões relacionadas às práticas inclusivas a partir dos seguintes tópicos: conceitos e marcos legais; barreiras urbanísticas, arquitetônicas, transporte, tecnologia e comunicação; capacitismo, abordagem e acolhimento humanizado; acessibilidade e tecnologia assistiva.
“É uma oportunidade que temos de dialogar sobre práticas inclusivas e acessibilidade com o propósito principal de qualificar a prática dos profissionais que atuam em um serviço de saúde, buscando proporcionar cada vez mais inclusão e acessibilidade para as pessoas que são atendidas”, disse Alice Santos, psicóloga e assessora técnica da Funad.
Hellosman de Oliveira, assessor técnico da Funad e pessoa com deficiência, destacou a importância de sensibilizar os profissionais a respeito das práticas inclusivas. “É fundamental que possamos esclarecer sobre questões de acessibilidade e suas dimensões, conceitos de equidade e igualdade nessa nova ideia de diversidade humana e políticas públicas para pessoas com deficiência, enfatizando o atendimento nos serviços públicos de saúde”, ressaltou.
Para a assistente social Priscila Oliveira, que atua no Hospital Metropolitano, a capacitação foi bastante produtiva. “Poder dialogar junto com a equipe sobre a temática foi bastante importante, principalmente quando foi discutido sobre práticas inclusivas. Me alegra que a PB Saúde tenha esse olhar de inclusão voltado aos pacientes e funcionários PCDs para que nos hospitais, nós, pessoas com deficiência possamos ter condições de desenvolver nosso trabalho de forma mais autônoma possível, assim como os pacientes possam receber o atendimento mais adequado”, disse.
Além do Hospital Metropolitano e do Hospital Regional de Guarabira, a capacitação também será ministrada, em breve, para os colaboradores do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER).