Notícias
Experiência exitosa da odontologia de hospital gerenciado pela PB Saúde é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília
A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) marcou presença na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, realizada em Brasília, nos dias 21 e 22 de novembro. O modelo de trabalho da odontologia do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), gerenciado pela PB Saúde, foi apresentado pela responsável técnica do setor, Andréia Medeiros, no relato de experiência intitulado "Processo de trabalho da odontologia em hospital da rede estadual de saúde da Paraíba".
O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal (CGSB), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), reuniu experiências exitosas relacionadas a eixos estratégicos que qualificam a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito assistencial, de gestão e educacional, em diferentes regiões do Brasil.
Andreia Medeiros, que é mestre e doutora em odontologia, destacou a importância de compartilhar as experiências para fortalecer a odontologia hospitalar. “É com grande satisfação que hoje tivemos a oportunidade de apresentar, numa roda de conversa, as experiências exitosas do serviço de odontologia do HSGER. Pudemos descrever o nosso processo de trabalho e, além disso, trocar informações e partilhar práticas com colegas de diferentes cidades. Essa troca nos permite levar à Paraíba novos aprendizados que podem promover melhorias no cuidado odontológico e na gestão, beneficiando diretamente a população.”
Além do trabalho da PB Saúde, na mesma roda de conversa foram apresentados outros sete trabalhos de diferentes municípios e regiões do Brasil, nos quais os participantes puderam trocar experiências. A conversa foi mediada pela cirurgiã dentista, doutora em saúde coletiva e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Ana Maria Freire, que avaliou o diálogo.
“A experiência foi muito rica, principalmente com foco na atenção hospitalar. As dificuldades para estruturar a saúde bucal em rede são grandes, mas iniciativas como essa mostram como é possível sensibilizar gestores e enfrentar os desafios, inspirando outros locais que ainda não conseguiram consolidar esses serviços. Foi um aprendizado valioso”, relatou.
Para a gerente Executiva de Práticas em Saúde da Fundação, Bárbara Carvalho, a participação da PB Saúde no evento reforça o compromisso da instituição em garantir o cuidado integral e qualificado à saúde bucal, ampliando o acesso e fortalecendo a rede de atenção em todas as esferas. “Nossa participação em um evento tão importante quanto esse é fundamental para que a gente compartilhe as nossas práticas e aprenda, também, com outras experiências, de forma a continuarmos fortalecendo a rede de atenção e oferecendo um cuidado cada vez mais integral e humanizado à população paraibana”, disse.
Juliana Carreiro, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da PB Saúde, avalia que a participação de representantes da Fundação em mostras e eventos deste tipo reforça não só o compromisso da própria fundação com a educação em saúde, mas também o cumprimento de uma das metas do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A educação permanente em saúde ultrapassa todos os eixos, vivências e experiências, e isso inclui a participação em mostras, congressos, essa parte viva, do compartilhamento de experiências. Saber que nossos colaboradores estão engajados em participar destes eventos traz à tona e traz à vida a educação que nós queremos no SUS, uma educação viva, com exemplos, com a realidade do que acontece nas unidades de saúde. Estar em eventos grandiosos como esse, absorvendo muitas experiências e mostrando o que nós fazemos com certeza é uma parcela importante no nosso crescimento e no engrandecimento do SUS”, completou.