Notícias

Fundação PB Saúde celebra Semana da Enfermagem nos serviços gerenciados

publicado: 14/05/2024 17h23, última modificação: 14/05/2024 17h23

Com o objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho dos enfermeiros e técnicos em enfermagem, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) está realizando atividades alusivas à Semana da Enfermagem nos seus serviços gerenciados (Hospital Edson Ramalho, Hospital Metropolitano e Hemodinâmicas de Patos e Campina Grande). A programação segue até a próxima sexta-feira (17) com palestras, oficinas, mesas redondas e atividades voltadas ao bem estar destes profissionais.

Contemplando a programação, na última segunda-feira (13) no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, a enfermeira e secretária executiva de Saúde do Estado, Renata Nóbrega, foi homenageada representando a categoria. Ao receber a homenagem, ela ressaltou a importância do papel da enfermagem, que está presente em todos os espaços de saúde, principalmente da saúde pública, e fez um chamamento aos profissionais para contribuir com a produção científica. 

“Eu sou enfermeira de formação com muito orgulho e digo que a gente precisa também produzir ciência. O Hospital Metropolitano é sempre um espelho na parte de produção científica. Então a gente precisa fazer com que a enfermagem também produza nosso conhecimento técnico, o aprendizado, inclusive o legado desse hospital, que é do Sistema Único de Saúde, o hospital 100% público que faz transplante cardíaco, que está na hemodinâmica, na cirurgia aberta, na cirurgia neurológica, e que precisa de profissionais de enfermagem com um trabalho especializado. É um trabalho diferenciado, em que o aprendizado é importante e produz ciência”, ressaltou a secretária executiva de Saúde, agradecendo a homenagem. 

Já, nesta terça-feira (14), no Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) ocorreu no período da manhã, serviços de autocuidado para o corpo e a mente para os técnicos e enfermeiros, com massagem, aromaterapia, auriculoterapia, limpeza de pele, manicure e sorteio de brindes. Já no turno da tarde, o momento de cuidado foi com uma palestra sobre autoconhecimento. 

A gerente executiva de Práticas de Enfermagem da PB Saúde, Vanessa Sarmento, parabenizou a equipe presente, destacando qualidades como amor, carinho e determinação que os profissionais têm sobre seu trabalho e os pacientes. “É uma profissão árdua, mas exercida com muito empenho. Eu estou em função de gestão, agora, mas já trabalhei como plantonista. Vocês merecem todo reconhecimento”, pontuou.

Para o superintendente da PB Saúde, Ari Reis, cuidar e valorizar a categoria e demais colaboradores está na missão da Fundação. Ele pontuou que a PB Saúde é uma fundação jovem que está se sedimentando, não só no mercado médico, assistencial, mas no âmbito administrativo também. E reforçou que o primeiro reconhecimento perante a categoria foi a implantação do Piso da Enfermagem. 

“A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde, o governador João Azevedo, o secretário de Estado Dr. Jhony, foram os primeiros a nível de nordeste, de muitas regiões do país, ainda no mês de janeiro, a implementar o Piso da Enfermagem, mesmo antes de qualquer governo colocar a preferência ou colocar contrapartida para suprir essa necessidade, nós decidimos como governo implementar o Piso”, reforçou Ari. 

O gestor enfatizou a credibilidade que não só os profissionais de enfermagem, mas todos os colaboradores depositaram na Fundação e mediante essa confiança, e em reconhecimento também às outras categorias, ele anunciou o reajuste salarial já para a próxima folha de pagamento aprovado pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD).

“É um esforço conjunto da nossa Fundação para mostrar credibilidade e trazer não só para a equipe da enfermagem, mas para todos do nosso quadro um reconhecimento. Para que nossos colaboradores possam acordar mais motivados para trabalhar. O assistente social agora vai estar mais motivado, o fisioterapeuta, o psicólogo e todos em conjunto conseguiremos comemorar ainda mais daqui a um ano, na próxima Semana da Enfermagem, melhores resultados do que eu consigo comemorar hoje. Então parabéns a enfermagem, parabéns a todos os outros profissionais que ajudam e contribuem para o trabalho da enfermagem. Muito obrigado pela dedicação de todos vocês”, celebrou o gestor. 

Abertura da Semana

A programação deu início com a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Hemodinâmica localizada no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. Os profissionais tiveram a oportunidade de assistir, na última sexta-feira (10), uma palestra ministrada pela psicóloga, Francilene Araújo, com o tema ‘Autoconhecimento: Reconhecer e estar cientes de suas próprias necessidades e limitações para te ajudar’, no qual foram feitas atividades práticas de cuidados com a mente e o corpo, além de brindes e coffee break. 

Encerramento

Para os colaboradores da enfermagem que atuam no serviço de Hemodinâmica situado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, também será ministrada, na próxima sexta-feira (17), palestra sobre autoconhecimento. O momento vai possibilitar que os colaboradores reflitam sobre suas próprias necessidades e limitações. “Assim como cuidam dos outros com empatia e compaixão, é fundamental que os profissionais da Enfermagem também cultivem seu autoconhecimento, pois é a partir dele que  é possível encontrar o equilíbrio para o autocuidado e, consequentemente, melhorar a capacidade de cuidar dos outros”, afirmou a enfermeira coordenadora de Práticas Assistências da Hemodinâmica de Patos, Kamila Leite.