Notícias
‘Na Medida’: Projeto da PB Saúde incentiva hábitos saudáveis para bem-estar dos colaboradores
Manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas são os principais hábitos estimulados pelo projeto ‘Na Medida’, da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), que tem o objetivo de incentivar os seus colaboradores a adotarem uma rotina saudável. O projeto conta com um calendário inicial de dois meses em que os participantes passam por avaliação e orientação nutricional, treino funcional monitorado e palestras com profissionais de saúde.
De acordo com a chefe de Gabinete da PB Saúde, Heliane Medeiros, idealizadora do ‘Na Medida’, o projeto busca proporcionar bem-estar aos trabalhadores. “A ideia surgiu a partir da perspectiva de promover melhorias na qualidade de vida dos colaboradores, agregando educação alimentar e física à rotina de trabalho, já que muitas vezes o dia a dia do trabalhador é muito corrido. Por isso, precisamos ter um olhar especial e enxergar o colaborador como alguém que também necessita estar bem assistido no quesito saúde”, afirmou.
Inicialmente, o projeto contempla os colaboradores que trabalham na sede da Fundação e, posteriormente, será ampliado para aqueles que atuam nos demais serviços gerenciados, conforme pontuou o superintendente, Ari Reis. “Essa é mais uma ação da PB Saúde com foco em seus colaboradores. Em breve, todos serão contemplados com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional que auxiliará na adoção de hábitos mais saudáveis”, ressaltou.
Segundo a nutricionista do projeto, Hellen Luz, a principal motivação é a qualidade de vida, com metas reais para o alcance dos objetivos individuais dos participantes, seja a perda de peso ou o controle de doenças. “Temos que ter convicção do nosso objetivo, se é melhorar alguns parâmetros ou controlar doenças crônicas, que são um problema em nossa saúde pública, começando com obesidade, perpassando por infecções e diabetes. Então, é importante a gente ter essa consciência de que esse desafio foi lançado para melhorar a nossa qualidade de vida”, discorreu.
Ações realizadas
Dentro do projeto, já foram promovidos momentos de avaliação antropométrica; orientações nutricionais com estratégias direcionadas para cada caso; ginástica laboral com exercícios de alongamento orientados por profissional de educação física; e roda de conversa sobre hábitos alimentares adequados e os benefícios de uma boa qualidade nutricional para uma vida mais longeva.
“Inicialmente, fizemos o momento de escuta para entender cada quadro clínico, a rotina alimentar de cada participante e também avaliação antropométrica, onde nós fizemos circunferência corporal e avaliação por bioimpedância”, explicou Atson Barbosa, estudante de nutrição e colaborador da PB Saúde.
No último sábado (25), os colaboradores participaram de um treino funcional na praia de Cabo Branco, orientados por um profissional de educação física. Uma das participantes da atividade foi a designer gráfica Alice Pereira, que já pratica musculação e avaliou de forma positiva a atividade funcional.
“O treino funcional e ao ar livre foi um momento para diversificar um pouco a forma de fazer exercícios, além do que já estou acostumada”, disse Alice. Ela contou, também, que já tinha iniciado um processo de mudanças na alimentação e o projeto tem ajudado a melhorar os hábitos alimentares. “Eu já vinha tendo esse cuidado com a saúde e influenciou também na saúde da minha família. Como sempre falo, é uma questão de descascar mais e abrir menos, menos embalagens. Acho que isso realmente tem influenciado muito não só em mim, mas na minha família”, destacou.
Nos próximos dias, o projeto segue com outras atividades como aula de dança e uma roda de conversa com psicóloga, discutindo o tema ‘Comer Emocional: Como reconhecer e gerenciar os gatilhos'. Por fim, a equipe de nutrição realizará uma segunda avaliação antropométrica para verificar a evolução corporal de cada participante.