PB Saúde promove atividades alusivas ao Dia das Mães nos serviços gerenciados

publicado: 10/05/2024 16h03, última modificação: 10/05/2024 16h54

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e seus quatro serviços gerenciados (Hospital Metropolitano, Hospital Edson Ramalho e as Hemodinâmicas de Patos e Campina Grande) realizaram ações alusivas ao Dia das Mães para homenagear pacientes e colaboradoras. A programação incluiu atividades como serviços de bem estar, apresentações musicais, murais de fotos, espaços instagramáveis, dinâmicas e entrega de lembrancinhas.

Nesta sexta-feira (10), equipes da psicologia e serviço social do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) realizaram um momento de confraternização na Casa das Mães, espaço de acolhimento para todas as mulheres que estão com seus filhos internados na UTI neonatal do hospital. A atividade proporcionou às mães um momento para se sentirem acolhidas, onde participaram de dinâmicas e puderam compartilhar suas alegrias e angústias.

Já na última segunda-feira (6), os colaboradores e pacientes do HSGER foram presenteados com apresentação musical ao som de violino, com mãe e filha, Sueli e Amanda Miranda, tocando canções em homenagem à data. No rol de entrada da Maternidade, gestantes, acompanhantes e colaboradores se emocionaram com a história de Sueli e Amanda Miranda, e acompanharam mais uma apresentação de música e dança. “Fiquei muito feliz em acompanhar essa linda apresentação. Foi um momento especial que com certeza vou guardar no meu coração”, comentou Jackcielle Maria da Silva, que está internada no HSGER com 39 semanas de gravidez, às vésperas de dar à luz.

Durante o evento, a mãe contou um pouco de sua trajetória com a filha, que tem síndrome de down. “A história de Amandinha é muito forte, de perseverança, muita fé e muita exclusão. Momentos assim são muito difíceis, ninguém sabia o que estava por vir, nós não tínhamos preparo nenhum e Deus foi nos preparando e mostrando como deveríamos agir”, relembrou a violinista.

A violinista Sueli Miranda contou que, além de musicista, Amanda também pratica outras atividades como dança e natação. “É importante lembrar que síndrome de down não é uma alteração no cromossomo 21 e nunca a impediu de desenvolver todas as atividades a ela oferecidas e como também ser uma pessoa extremamente feliz e nos fazer felizes”, ressaltou Sueli.

Já no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, as colaboradoras foram homenageadas, na última terça-feira (7), com serviços de estética e bem estar como limpeza e cuidados com a pele em geral, além do Mural do Carinho com fotos das colaboradoras e seus filhos e colaboradores com suas mães.

Nas Hemodinâmicas localizadas no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, e no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, as mães receberam lembrancinhas e puderam aproveitar os espaços instagramáveis para fotos.

Atividades na sede da Fundação

Na sede da PB Saúde, a manhã desta sexta-feira (10) foi especial e contou com atendimento de fisioterapeutas realizando massagem relaxante e revitalização facial, numa parceria com a Faculdade Uninassau. Além do momento de cuidados e bem estar, foi elaborado o Mural do Carinho com fotos das mães de colaboradores que atuam nas áreas administrativas de saúde, finanças, tecnologia, comunicação, gestão de pessoas, engenharia, jurídico e outras.

As colaboradoras que são mães ainda foram presenteadas com mini jarros de plantas naturais. As lembranças também foram distribuídas nos serviços gerenciados pela Fundação. “O presente remete aos filhos, que são como as flores e as plantas, que precisam de cuidados. Tem uns que precisam de mais água, tem outros que precisam de menos, tem hora que precisam estar no sol, tem hora que precisam estar na chuva. Mas o mais interessante é saber que esse crescimento é multiplicado pela sua mão. Então, ao receber essa plantinha, lembre da sua grande missão, que é oportunizar pessoas para fazerem a diferença no mundo”, disse Jucelene Cardoso, coordenadora do Núcleo de Seleção e Integração em RH da PB Saúde.

A chefe de gabinete da PB Saúde, Heliane Medeiros, agradeceu a todos que contribuíram e participaram das atividades na sede da Fundação e nos serviços gerenciados. “Quero parabenizar todas as mães e a todos que assumem o papel de mães, porque o mais importante é ter amor para doar e construímos essa programação com muito carinho para passar pelo menos um pouco do amor que todas as mães merecem”, declarou.