Notícias

Profissional da PB Saúde participa de elaboração de Manual de Novos Protocolos de Suporte Básico e Avançado à Vida do Ministério da Saúde

publicado: 02/10/2024 17h34, última modificação: 03/10/2024 14h01

O novo Manual de Protocolos de Suporte Básico e Avançado de Vida do Ministério da Saúde, com previsão de publicação para dezembro deste ano, foi elaborado com a participação do enfermeiro emergencista Walber Frazão, colaborador efetivo da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde). O material tem o objetivo de atualizar tecnicamente os profissionais de saúde que atuam em serviços de urgência e emergência em todo o país.

Os protocolos auxiliam na determinação de um padrão de assistência e fluxos assistenciais desde a regulação até a intervenção, com forte impacto na gestão dos serviços por favorecerem a geração de indicadores, a incorporação de tecnologias e a avaliação dos resultados.

De acordo com o enfermeiro, o manual atualizado inclui novos temas que atendem a rede de emergência. “Conta com mais informações visuais das técnicas a serem adotadas pelos profissionais e mais protocolos que norteiam a radiocomunicação e situações especiais, que não havia no anterior”, explicou.

Walber Frazão destacou, ainda, a importância de representar a Fundação PB Saúde no grupo técnico de elaboração do manual. “Dentre diversos colaboradores no Brasil na área de emergência, estou oficialmente como representante da PB Saúde na co-autoria deste manual. Isso mostra que a Fundação possui reconhecimento, tecnicamente e cientificamente, para colaborar com ações junto ao Ministério da Saúde”.

Entres os protocolos presentes no manual estão: avaliação primária e secundária do paciente, obstrução de vias aéreas por corpos estranhos, parada respiratória, choque, dor torácica não traumática, hipertensão arterial sistêmica, hipotermia, hipoglicemia, hiperglicemia e outros.

Para a diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, a PB Saúde, junto ao Governo do Estado, tem contribuído para melhorias na assistência aos usuários do SUS. “É com grande satisfação que celebramos essa importante contribuição da Paraíba no cenário nacional, refletindo um compromisso profundo com a educação em saúde. Esse tipo de iniciativa é o que nos inspira a continuar aprimorando nossos serviços que vem a impactar positivamente na vida da população", frisou.