Notícias

PB Saúde participa de curso de AIDPI Neonatal promovido pelo Governo do Estado

publicado: 08/10/2024 17h42, última modificação: 08/10/2024 17h42

Gerentes de Enfermagem da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) estão participando de um curso sobre Atenção Integrada das Doenças Prevalentes na Infância - AIDPI Neonatal, que visa apresentar referências de boas práticas e reorganizar os processos de atenção à saúde da criança. A capacitação teve início nesta terça-feira (8) na Faculdade Estácio, em João Pessoa, reunindo profissionais da área de saúde. 

Para a gerente executiva de Práticas de Enfermagem da PB Saúde, Vanessa Sarmento, o curso é um momento importante para os profissionais adquirirem novos conhecimentos e serem multiplicadores nas unidades hospitalares. “Essa troca de experiências e informações é fundamental para promover um ambiente de aprendizado e crescimento, beneficiando tanto a equipe quanto os pacientes e contribuindo para a melhoria contínua da qualidade do atendimento”, afirmou. 

Também participaram da capacitação a gerente executiva das Linhas de Cuidado Prioritárias da PB Saúde, Rafaella Medeiros; a gerente de Enfermagem do Hospital Edson Ramalho, Mara Fernanda Barros; e a gerente de Enfermagem do Hospital Regional de Guarabira, Raimunda Soares. 

Entre os objetivos do curso estão: apresentar a estratégia AIDPI como eixo de processo de educação permanente em saúde da criança, promover a qualidade da assistência prestada aos neonatais a partir de casos marcadores de riscos e doenças prevalentes e apoiar o desenvolvimento de competências de comunicação com as famílias e comunidade, de modo que haja participação de todos na identificação dos sinais de alarme nas doenças prevalentes da infância. 

A diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, destacou a importância da educação permanente em saúde. “A atualização constante do conhecimento é essencial para o ambiente hospitalar, que está sempre em evolução com novas tecnologias e protocolos, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados para garantirmos um atendimento de qualidade e seguro para nossos pacientes”, frisou. 

A capacitação é promovida pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Projeto Amar. As aulas do curso seguem nos dias 10, 15 e 17 de outubro.