Notícias
PB Saúde participa de curso de AIDPI Neonatal promovido pelo Governo do Estado
Gerentes de Enfermagem da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) estão participando de um curso sobre Atenção Integrada das Doenças Prevalentes na Infância - AIDPI Neonatal, que visa apresentar referências de boas práticas e reorganizar os processos de atenção à saúde da criança. A capacitação teve início nesta terça-feira (8) na Faculdade Estácio, em João Pessoa, reunindo profissionais da área de saúde.
Para a gerente executiva de Práticas de Enfermagem da PB Saúde, Vanessa Sarmento, o curso é um momento importante para os profissionais adquirirem novos conhecimentos e serem multiplicadores nas unidades hospitalares. “Essa troca de experiências e informações é fundamental para promover um ambiente de aprendizado e crescimento, beneficiando tanto a equipe quanto os pacientes e contribuindo para a melhoria contínua da qualidade do atendimento”, afirmou.
Também participaram da capacitação a gerente executiva das Linhas de Cuidado Prioritárias da PB Saúde, Rafaella Medeiros; a gerente de Enfermagem do Hospital Edson Ramalho, Mara Fernanda Barros; e a gerente de Enfermagem do Hospital Regional de Guarabira, Raimunda Soares.
Entre os objetivos do curso estão: apresentar a estratégia AIDPI como eixo de processo de educação permanente em saúde da criança, promover a qualidade da assistência prestada aos neonatais a partir de casos marcadores de riscos e doenças prevalentes e apoiar o desenvolvimento de competências de comunicação com as famílias e comunidade, de modo que haja participação de todos na identificação dos sinais de alarme nas doenças prevalentes da infância.
A diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, destacou a importância da educação permanente em saúde. “A atualização constante do conhecimento é essencial para o ambiente hospitalar, que está sempre em evolução com novas tecnologias e protocolos, refletindo diretamente na melhoria dos serviços prestados para garantirmos um atendimento de qualidade e seguro para nossos pacientes”, frisou.
A capacitação é promovida pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Projeto Amar. As aulas do curso seguem nos dias 10, 15 e 17 de outubro.