Notícias

PB Saúde realiza Encontro de Lideranças e promove cultura do respeito para um ambiente de trabalho saudável

publicado: 26/11/2024 18h29, última modificação: 26/11/2024 18h29

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) promoveu, nesta terça-feira (26), o último Encontro de Lideranças de 2024, reunindo diretores, gestores e coordenadores de todas as unidades gerenciadas. Desta vez, o evento teve como tema ‘Prevenção do Assédio no Ambiente de Saúde’, com o objetivo de estimular e fortalecer a cultura do respeito dentro dos serviços. O encontro aconteceu no auditório da PB Prev, em João Pessoa, mas teve transmissão online para os líderes que atuam em unidades localizadas em outros municípios. 

Para o diretor-superintendente da PB Saúde, Alexandre Bento de Farias, é fundamental que os líderes promovam uma cultura de respeito entre os liderados no ambiente de saúde. “Precisamos, juntos, construir um ambiente de trabalho mais justo e seguro para todos, onde o respeito esteja no centro das nossas práticas diárias. Afinal, a qualidade do atendimento aos nossos pacientes também depende de como tratamos nossos profissionais”, declarou. 

Durante o evento, especialistas nas áreas de  Direito do Trabalho, Medicina do Trabalho e Enfermagem do Trabalho ressaltaram como as atitudes de respeito, empatia e valorização dos indivíduos podem ser poderosas ferramentas de prevenção ao assédio no ambiente de trabalho, contribuindo para a construção de uma cultura de respeito entre os trabalhadores. 

Em sua palestra, a advogada Luciana Carmélio, especialista em Direito do Trabalho, destacou a importância do respeito e harmonia entre os colaboradores para que possam exercer suas atividades. Entre outros pontos abordados, ela levantou questões sobre condutas reprováveis e violentas no ambiente de trabalho. “A intenção é trazer a possibilidade de trabalhar na visão preventiva, de formar as pessoas a fim de que tenham um ambiente de trabalho saudável e agradável para se conviver, trabalhar e exercer suas funções”, afirmou. 

Já a médica do Trabalho Amanda Gouveia, que atua na PB Saúde, abordou o fortalecimento das lideranças dentro do contexto da cultura do respeito. “É um tema imprescindível para que o processo de trabalho seja realizado e concluído com eficácia. Por isso, é algo que precisa ser discutido e alinhado constantemente para que as equipes tenham líderes fortes e liderados engajados na realização dos projetos a serem executados”, ressaltou. 

A enfermeira do Trabalho Gillvana Feitosa, que também atua na PB Saúde, chamou a atenção para a importância de levar a cultura do cuidado para o ambiente de trabalho de forma alinhada aos valores institucionais. “Assim, é possível proporcionar um ambiente de trabalho harmônico, humanizado, seguro e saudável”, pontuou. 

Uma das participantes do encontro foi Márcia Germana, coordenadora da OPME do Hospital Metropolitano, que considerou o momento uma experiência proveitosa no âmbito profissional e pessoal. “Isso nos enriquece, porque nos traz uma mudança de comportamento, alertando que precisamos sempre melhorar como pessoas e como líderes”, disse. 

A gerente de Práticas de Práticas de Enfermagem do Hospital Regional de Guarabira, Raimunda Soares, elogiou a iniciativa da PB Saúde em promover um evento voltado para incentivar o respeito no ambiente de trabalho. “Foi uma oportunidade para refletir sobre o que vivenciamos com os profissionais e o que deve ser feito no dia a dia de trabalho a partir das boas práticas”, comentou. 

A coordenadora de Seleção e Integração em RH da PB Saúde, Jucelene Cardoso, destacou que a participação das lideranças no encontro é decisiva para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e seguro. “Quando líderes se engajam ativamente em ações de conscientização e fortalecimento da cultura do respeito, eles não apenas cumprem um papel de exemplo, mas também se tornam catalisadores para mudanças profundas e positivas dentro de suas equipes. O respeito mútuo é a base de um bom trabalho em equipe e, em um hospital, isso se reflete diretamente na qualidade do atendimento aos pacientes”, concluiu.