Notícias

PB Saúde Cast: neurocirurgião fala sobre tratamento da dor com neurocirurgia funcional

publicado: 28/11/2024 14h55, última modificação: 28/11/2024 14h58

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde lançou nesta quinta-feira (28) o sexto episódio do PB Saúde Cast, podcast oficial da Fundação, com um episódio sobre o tratamento da dor. Na entrevista, Andrew Batista, neurocirurgião com subespecialização em neurocirurgia funcional e dor, que atua como gestor médico do serviço de neurocirurgia do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, fala sobre os principais tratamentos existentes, e que são realizados no Metropolitano, unidade gerenciada pela PB Saúde.

Na conversa, Andrew explicou a diferença entre dor aguda e dor crônica, desmistificando conceitos comuns. "Os pacientes associam o termo dor crônica a uma impossibilidade de tratar a dor, o que não é verdade. Dor crônica é uma condição que, quando tratada adequadamente, pode trazer uma melhora significativa na qualidade de vida", disse.

Além disso, ele destacou a neurocirurgia funcional, área que utiliza técnicas avançadas para tratar distúrbios neurológicos, incluindo dores crônicas. "A neurocirurgia funcional busca modificar como os impulsos nervosos são transmitidos, permitindo ao paciente uma melhora dos sintomas. Um exemplo é a estimulação cerebral profunda, que realizamos recentemente em Campina Grande para tratar a doença de Parkinson", afirmou.

O especialista também detalhou quando é indicado um tratamento neurocirúrgico para a dor. "Tratamentos intervencionistas são considerados após o esgotamento de medidas clínicas como medicamentos e fisioterapia. Nessas situações, técnicas como bloqueios, infiltrações e neuromodulação podem ser utilizadas", disse Andrew.

No episódio, o médico ainda abordou as técnicas de neuromodulação, que envolvem o uso de estímulos elétricos para alterar os circuitos do sistema nervoso. "Esses procedimentos são minimamente invasivos e selecionados cuidadosamente para cada paciente, baseando-se em critérios como o diagnóstico preciso e o histórico clínico", acrescentou.

Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida. 

O programa é dirigido pela coordenadora do Núcleo de Comunicação Institucional da Fundação, Mayara Dantas; apresentado e editado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; produzido por Mary Jéssica; com identidade visual por Alice Pereira; e direção de vídeo por Thibério Rodrigues e Érika Carvalho. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.