Notícias

PB Saúde promove Encontro de Lideranças com foco no autoconhecimento

publicado: 24/07/2024 17h59, última modificação: 24/07/2024 17h59

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) promoveu nesta quarta-feira (24), no auditório da PB Prev, em João Pessoa, mais um Encontro de Líderes, evento que reuniu diretores, gestores e coordenadores de todas as unidades gerenciadas. Pautado na partilha de conhecimentos, aprendizagem e foco no crescimento organizacional, o primeiro encontro de 2024 teve como principal abordagem o tema “Liderando a si mesmo - líderes que influenciam”.

A diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, participou do evento, destacando a importância de trabalhar temas como a gestão de conflitos e autoridade de liderança. “Nós, enquanto profissionais de saúde e gestores, trabalhamos frequentemente imersos a problemas. Com os encontros de liderança, podemos ser mais efetivos e assertivos na tomada de decisões no dia a dia”, apontou.

Segundo a diretora, um líder que constrói um processo de autoridade, consegue ser enxergado como tal pelo profissional que está na linha de frente, o que vai reverberar na assistência ao paciente. “Graças ao trabalho das equipes, conseguimos atingir metas e indicadores de qualidade. Temos uma assistência baseada em protocolos, mas humanizada e preparada à mediação de conflitos, seja com profissionais, pacientes e familiares”, afirmou Ilara Nóbrega.

As equipes dos serviços gerenciados pela PB Saúde, em Patos e em Guarabira, acompanharam o encontro de lideranças por videoconferência. Para Ilara Nóbrega, essa comunicação efetiva e sincronia entre as unidades gerenciadas promove a construção da resolutividade juntos. Quanto ao Hospital Regional de Guarabira, que está em um momento de transição, haverá um encontro em separado.

O palestrante Guilherme Fontana, que é professor e diretor da faculdade Estácio, e trabalha há 15 anos com liderança, enfatizou que o líder precisa liderar sua vida pessoal para poder liderar pessoas no ambiente de trabalho. Para isto, é necessário definir metas e objetivos pessoais com planejamento estratégico para alcançá-los. “O autoconhecimento é a chave, identificando seus pontos fortes e reconhecendo áreas que precisam de melhorias. Além disso, é preciso cultivar a autoconfiança, já que o líder precisa ser positivo para inspirar e motivar a equipe a partir do exemplo”, explicou.

Outro ponto abordado foi a importância de uma comunicação clara e eficaz. Neste contexto, a empatia é uma qualidade importante, considerando que é necessário escutar a equipe. “Em meio a tantas responsabilidades, é necessário gerenciar o tempo, elegendo prioridades, o que é possível a partir do planejamento, e ser produtivo”, apontou. Segundo o palestrante, um bom líder também deve cultivar a resiliência e ter capacidade de adaptação, estando aberto ao aprendizado contínuo.

Preparação  

A coordenadora do núcleo de seleção e integração da PB Saúde, Jucelene Cardoso, ressaltou que um líder precisa estar emocionalmente e tecnicamente preparado para inspirar seus colaboradores. “A equipe é o espelho do líder: um líder bem equilibrado vai ter uma equipe bem equilibrada e produtiva”, indicou. Segundo ela, uma qualidade importante é saber trabalhar em equipe, inclusive, encontrando e assimilando habilidades de outros líderes e gestores. “O encontro faz com que você saia do nicho de sua equipe e tenha outros exemplos de outras equipes”, completou.

A coordenadora de Recursos Humanos do Hospital Metropolitano, Kalliane Silva, já participa do Encontro de Lideranças pela segunda vez. Para ela, o autoconhecimento e a capacidade de organização são qualidades essenciais a um gestor.  “Se ele não é organizado, não pode cobrar da equipe. Dar o exemplo é importante para mostrar como o trabalho deve ser feito”, pontuou.