Notícias

PB Saúde promove treinamento para novos membros da CIPA do serviço de Hemodinâmica de Campina Grande

publicado: 10/07/2024 17h15, última modificação: 10/07/2024 17h47

Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) do serviço de Hemodinâmica, instalado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), estão participando de um treinamento, seguindo as exigências da Norma Regulamentadora nº 05 do Ministério do Trabalho, que estabelece os parâmetros e os requisitos de uma CIPA. 

O curso teve início na última terça-feira (9) e deve seguir até a segunda-feira (15). Durante o treinamento, são abordados pontos como noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho decorrentes das condições de trabalho e da exposição aos riscos existentes no estabelecimento e suas medidas de prevenção; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de prevenção dos riscos; noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; e organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão. 

O conteúdo está sendo ministrado por Mayara Marques, técnica em Segurança do Trabalho e representante do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) em Campina Grande. “A principal finalidade do treinamento é instruir os membros da comissão para que eles possam contribuir com a prevenção de acidentes, doenças e assédios no ambiente de trabalho”, destacou a profissional. 

Para o fisioterapeuta Henrique Veras, novo presidente titular da CIPA, o curso de formação está sendo importante para esclarecer sobre as normas de segurança, prevenção de acidentes, saúde ocupacional e a real finalidade da comissão nos espaços de trabalho. “É uma oportunidade para aprendermos juntos e contribuirmos para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos”, afirmou. 

A CIPA é formada por seis membros, sendo três eleitos e três indicados pela gestão do serviço. A eleição dos novos membros aconteceu no dia 3 de junho. Eles deverão ser empossados após a conclusão do treinamento.