Notícias
PB Saúde Cast: neurocirurgião fala sobre a doença de Parkinson e os avanços no tratamento na Paraíba

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) lançou nesta quinta-feira (10) mais um episódio do PB Saúde Cast, o podcast oficial da Fundação. Neste episódio, recebemos o médico neurocirurgião funcional Emerson Magno para um bate-papo esclarecedor sobre a doença de Parkinson. Com ampla experiência na área e doutorado em Neurologia pela USP, Dr. Emerson atende no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, referência em neurologia de alta complexidade na Paraíba.
Abril é o mês de conscientização sobre a doença de Parkinson, e o episódio traz informações fundamentais sobre diagnóstico, sintomas, tratamento e os avanços realizados na rede pública de saúde da Paraíba.
“A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum no mundo, atrás apenas do Alzheimer”, explicou o médico. Segundo ele, a condição é causada pela degeneração progressiva de uma região do cérebro chamada substância negra, responsável pela produção da dopamina — neurotransmissor que regula os movimentos do corpo.
Durante a conversa, Dr. Emerson destacou que o diagnóstico da doença ainda é feito com base na análise clínica dos sintomas, já que não existe um exame 100% eficaz. Tremores, rigidez muscular e lentificação dos movimentos (bradicinesia) são os principais sinais motores. Mas há também os chamados sintomas não motores: perda do olfato, constipação crônica e distúrbios do sono podem surgir anos antes dos sintomas clássicos.
“É como montar um quebra-cabeça. Às vezes o paciente nem percebe, mas a escrita muda, o passo fica mais curto, a postura se altera. E tudo isso pode indicar o início da doença”, afirmou.
Sobre o tratamento, o médico explicou que, apesar de ainda não haver cura, é possível manter uma boa qualidade de vida com medicamentos e acompanhamento adequado. E, para casos mais avançados, a estimulação cerebral profunda (DBS) é uma alternativa eficaz e disponível gratuitamente pelo SUS no Hospital Metropolitano.
“O DBS, conhecido como marcapasso cerebral, ajuda a estabilizar os sintomas quando os remédios já não têm mais o mesmo efeito. É uma cirurgia de alta complexidade, mas segura e realizada com excelência na nossa unidade”, destacou o neurocirurgião.
Dr. Emerson também ressaltou o papel pioneiro da Paraíba na oferta desse tipo de cirurgia: “Somos um dos poucos estados do Brasil que disponibiliza esse tratamento de forma regular e gratuita. E isso só é possível graças à atuação da PB Saúde e do apoio da Secretaria de Estado da Saúde.”
Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida.
O episódio é dirigido por Felipe Miranda; apresentado e produzido por Diogo Almeida, assessor de comunicação da PB Saúde; com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.