Notícias

Abril pela Segurança do Paciente: PB Saúde promove evento para fortalecer as boas práticas na qualidade do cuidado ao paciente

publicado: 10/04/2025 16h01, última modificação: 10/04/2025 16h01

Com o objetivo de fortalecer a cultura de segurança nas instituições de saúde, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) realizou, nesta quinta-feira (10), o ‘Abril pela Segurança do Paciente’. O evento reuniu colaboradores das unidades gerenciadas pela PB Saúde, no auditório master do Uniesp Centro Universitário, promovendo reflexões e boas práticas que impactam diretamente na qualidade do cuidado ao paciente. 

A programação contou com palestras relacionadas ao tema, ministradas por profissionais de destaque na área como José Branco, médico infectologista, fundador e diretor executivo do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Suênia Ferreira, enfermeira especialista em qualidade em Saúde e Segurança do Paciente; e Leonardo Leite, médico especialista em Administração em Saúde. 

Durante a mesa de abertura do evento, o diretor-superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, ressaltou a importância do tema para o cuidado adequado com o paciente. “Aqui, nós estamos tratando não só da boa técnica, mas acima de tudo, garantir o cuidado de forma segura. Em minha rotina como cirurgião, acompanhei essa questão da segurança do paciente e eventos adversos podem acontecer, seja nos blocos cirúrgicos ou nas UTIs. E às vezes acontecem justamente por falta do cumprimento das boas práticas, que são essenciais para que os pacientes admitidos nas unidades possam sair curados, com suas vidas melhoradas e de forma segura”. 

A diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, falou sobre a importância do registro de eventos adversos com os pacientes nas unidades hospitalares e a avaliação desses dados. “Quem acompanha nosso trabalho assistencial, sabe que nos reunimos com os núcleos de ações estratégicas de cada unidade para avaliar os dados, pois números sem avaliação, sem intervenção e sem um processo de plano de ação, são apenas números. Por isso, estamos aqui para reforçar a toda a comunidade hospitalar a importância da cultura da segurança do paciente”, afirmou. 

Para a secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, a segurança do paciente deve ser uma prática prioritária e constante nas unidades hospitalares, destacando o cuidado com as gestantes. “É uma cultura que a gente precisa ter todos os dias para cuidar dos nossos usuários, com destaque à atenção obstétrica, principalmente nas unidades que são referência, para que a gente consiga reduzir os riscos e oferecer a maior segurança às nossas gestantes”

Segurança do Paciente 

As unidades gerenciadas pela PB Saúde possuem Núcleos de Segurança do Paciente que buscam reduzir riscos, evitar descontinuidade assistencial e promover melhores desfechos clínicos aos pacientes, priorizando o cumprimento das seis metas internacionais: identificação correta do paciente; melhor comunicação; segurança dos medicamentos; cirurgia segura; redução de infecções, e redução de risco de quedas e lesões. 

Nesta quarta-feira (9), o Hospital Regional de Guarabira implantou uma Comissão de Pele para prevenir e tratar lesões por pressão (LPP), comuns em pacientes acamados, com mobilidade reduzida ou que passam muito tempo na mesma posição. No Hospital Metropolitano, foi implantado, em janeiro deste ano, um canal direto de comunicação para que pacientes e acompanhantes possam notificar eventos que ofereçam risco à segurança do paciente.