Notícias
PB Saúde Cast: diretor superintendente da Fundação PB Saúde faz balanço de 2024 e anuncia novidades para 2025
A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde lançou nesta quinta-feira (16) o 11º episódio do PB Saúde Cast, podcast oficial da Fundação, abrindo o ano de 2025 com uma entrevista com o diretor superintendente da Fundação, Jhony Bezerra, que fez um balanço sobre o ano de 2024 e anunciou as novidades para 2025.
Durante a conversa, Jhony Bezerra destacou o sucesso do maior concurso público já realizado pela saúde da Paraíba. "Tivemos quase 50 mil inscritos, e no primeiro semestre de 2025, iremos iniciar a incorporação dos profissionais aprovados no concurso em diversas unidades de saúde gerenciadas pela Fundação", afirmou. Entre as instituições que vão receber estes profissionais estão o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, o Hospital do Servidor General Edson Ramalho, as Hemodinâmicas de Patos e Campina Grande, e o Hospital Regional de Guarabira, além de novas unidades como o futuro Hospital da Mulher, que vai ser gerenciado pela PB Saúde.
Um dos pontos fortes abordados foi a regionalização do concurso, que permite que os profissionais trabalhem próximos às suas cidades de origem. "Os candidatos poderão atuar na sua própria região, evitando deslocamentos excessivos. Isso é um avanço na humanização e no cuidado com os profissionais de saúde", explicou Jhony Bezerra.
Além disso, o diretor destacou os avanços na interiorização da gestão hospitalar. "Estamos estudando junto à Secretaria de Saúde e ao governador a possibilidade de expandir nossa atuação para Campina Grande e outras áreas do Sertão. Queremos garantir que todos os paraibanos tenham acesso a serviços de qualidade, independentemente de onde estejam."
Entre as novidades para este ano, o destaque é o Hospital da Mulher, em João Pessoa, com inauguração prevista para maio de 2025. A unidade, que será gerida pela PB Saúde, substituirá a maternidade Frei Damião e oferecerá serviços voltados à saúde da mulher. "Teremos uma maternidade de alto risco, mastologistas, ginecologistas, além de ser um pólo essencial para o Programa Paraíba Contra o Câncer", informou Bezerra.
Jhony também celebrou os números impressionantes alcançados pelo Hospital Metropolitano em 2024. "Realizamos mais de 100% das metas previstas, com procedimentos como transplantes cardíacos, cirurgias neurológicas e cardiovasculares. É um orgulho ver o Metropolitano reconhecido como um dos melhores do país nessa área."
No Hospital Edson Ramalho, o serviço de cirurgias bariátricas também foi enaltecido. "Essas cirurgias não são apenas estéticas. Elas transformam vidas, melhorando a saúde e autoestima dos pacientes. Em 2024, fomos referência nacional nesse tipo de procedimento."
Sobre o Hospital Regional de Guarabira, o diretor destacou a reforma de mais de R$ 30 milhões. "Estamos modernizando e ampliando a estrutura para atender a região do Brejo com uma maternidade de alto risco, um centro cirúrgico completo e equipamentos de imagem de última geração."
Por fim, o programa Coração Paraibano foi outro tema de destaque. Jhony celebrou a redução de 41% nas mortes por doenças cardíacas no estado em 2024. "Com a rede de ambulâncias e hemodinâmicas em Santa Rita, Campina Grande e Patos, estamos salvando milhares de vidas e garantindo assistência onde antes não era possível."
Jhony Bezerra encerrou o episódio agradecendo aos profissionais da PB Saúde. "Nosso trabalho é mais do que oferecer saúde, é trazer esperança e qualidade de vida ao povo paraibano."
Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida.
O programa é dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Kamyla Porto Duarte; editado e produzido por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; com identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.