Notícias

Núcleo de Educação Permanente da PB Saúde promove treinamento sobre RCP nos serviços de Hemodinâmica

publicado: 15/01/2025 16h12, última modificação: 16/01/2025 16h25

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) realizou um treinamento sobre Reanimação Cardiopulmonar (RCP) de Alta Qualidade para as equipes dos serviços de Hemodinâmica de Patos e Campina Grande. Na Hemodinâmica instalada no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, a atividade aconteceu na segunda-feira (13) e terça-feira (14). Já no serviço instalado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, a capacitação aconteceu na quinta-feira (16). 

De acordo com o enfermeiro emergencista Walber Frazão, instrutor do curso, o objetivo é capacitar os profissionais para atuar nas situações de emergências por meio de habilidades de alta qualidade, com o intuito de reduzir a mortalidade e sequelas, aumentando a sobrevida dos pacientes. 

O curso faz parte do Programa RCP de Alta Qualidade, que consiste em aulas teóricas de forma remota e treinamentos com simulações realísticas in loco nos serviços de saúde. “Os profissionais recebem atualizações de protocolos assistenciais e treinamentos práticos de habilidades individuais e em equipe, gerando mais entrosamento e sucesso no desfecho da Ressuscitação Cardiopulmonar”, explicou Walber Frazão. 

Um dos profissionais que passaram pelo treinamento foi o médico cardiologista Flávio Bessa, que atua na Hemodinâmica de Campina Grande. Para ele, o curso reforça o compromisso do serviço com a segurança e excelência no atendimento cardiológico. “Este tipo de treinamento periódico é fundamental para aprimorar habilidades essenciais em emergência, assegurando que nossos pacientes recebam o melhor cuidado em momentos críticos”, disse. 

O coordenador de Fisioterapia e responsável pela Educação Permanente em Saúde  na Hemodinâmica de Campina Grande, Henrique Veras, destacou que uma equipe preparada para uma RCP melhora a capacidade de resposta, aumenta as chances de sobrevivência dos pacientes e reduz o risco de sequelas neurológicas graves. “Em um ambiente onde segundos podem ser decisivos, profissionais bem treinados em RCP são capazes de realizar intervenções eficazes e imediatas, promovendo um atendimento mais seguro e de alta qualidade”. 

Já o coordenador de Fisioterapia e Presidente do Núcleo de Educação Permanente da Hemodinâmica de Patos, Gabriel Nogueira, ressaltou que o treinamento vai contribuir na condução e solução de diversos casos clínicos da rotina do serviço. 
A coordenadora de Práticas Assistenciais da unidade também comentou sobre a importância do curso para os profissionais e pacientes. "Com o desenvolvimento de suas habilidades e competências, o time multiprofissional poderá salvar vidas diariamente aqui na Hemodinâmica de Patos, em que atendemos pacientes graves e que necessitam de cuidados de alta complexidade", disse. 

O curso também contemplará os profissionais que atuam nas hemodinâmicas instaladas no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. A atividade está prevista para acontecer no período de 20 a 24 de janeiro. 

A PB Saúde encerrou o ano de 2024 com resultados expressivos no campo da Educação Permanente em Saúde. Ao todo, foram realizados 777 cursos e treinamentos, totalizando 1.647 horas de atividades e atingindo a marca de mais de 10.900 participantes. Para a gerente do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Fundação, Juliana Carreiro, a união da teoria com a prática é essencial para a formação e qualificação profissional. 

“Nós estamos muito felizes que, nas nossas unidades, gerenciadas pela PB Saúde, nós temos tido uma grande adesão a este curso de RCP e aos outros que temos promovido. Então já começamos o ano de 2025 com o pé direito e capacitando ainda mais os nossos colaboradores”, concluiu.