Notícias

PB Saúde Cast: cirurgião explica o que são cirurgias bariátricas e como elas são realizadas no HSGER

publicado: 12/12/2024 09h17, última modificação: 12/12/2024 09h17

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde lançou nesta quinta-feira (12) o oitavo episódio do PB Saúde Cast, podcast oficial da Fundação, com um episódio sobre cirurgias bariátricas. Na entrevista, o médico cirurgião Daniel Hortiz, que é especialista em cirurgias do aparelho digestivo, fala sobre o que são as cirurgias bariátricas e como é a realização do serviço no Hospital do Servidor General Edson Ramalho, gerido pela PB Saúde.

Durante a conversa, Daniel destacou que, em novembro de 2024, o hospital completou um ano de realização de cirurgias bariátricas. Até o início de dezembro, foram realizadas mais de 90 cirurgias. Ele explicou que a bariátrica é uma ferramenta importante no combate à obesidade, mas é indicada apenas para casos graves: "A cirurgia bariátrica é uma ferramenta no tratamento da obesidade. Não é para todos os pacientes com obesidade, mas para aqueles com obesidade grave e doenças associadas, que não conseguem perder peso com tratamentos convencionais", esclareceu.

Daniel Hortiz detalhou o rigoroso preparo necessário antes do procedimento. Exames laboratoriais, endoscopias, ultrassonografias e avaliações cardiológicas e pulmonares são realizados para garantir a segurança do paciente. Além disso, uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionistas e psicólogos acompanha o processo.

"O paciente precisa entender todas as mudanças físicas e psicológicas que ocorrerão antes e após a cirurgia. O acompanhamento psicológico avalia se há condições mentais que podem impedir o procedimento, enquanto o nutricionista orienta sobre dieta e o endocrinologista identifica distúrbios a serem corrigidos", enfatizou.

No HSGER, são utilizadas técnicas modernas como o bypass gástrico e o sleeve gástrico, realizadas por videolaparoscopia, garantindo menor invasividade e uma recuperação mais rápida. "No Brasil, ainda é comum no SUS a cirurgia aberta, mas no nosso hospital conseguimos oferecer o que há de melhor, graças ao compromisso da PB Saúde", afirmou Daniel.

O acesso ao programa ocorre via regulação estadual. Pacientes interessados devem buscar orientação na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência. Após uma triagem inicial, são encaminhados ao hospital, onde passam pela avaliação definitiva. 

O sucesso da cirurgia depende da adesão a um estilo de vida saudável. "A cirurgia é apenas uma ferramenta. A obesidade é uma doença crônica e, para evitar o reganho de peso, é fundamental reeducação alimentar e prática de atividades físicas regulares", destacou.

Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida. 

O programa é dirigido pela coordenadora do Núcleo de Comunicação Institucional da Fundação, Mayara Dantas; apresentado e editado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; produzido por Mary Jéssica; com identidade visual por Alice Pereira; e direção de vídeo por Thibério Rodrigues e Érika Carvalho. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.