Notícias

Hemodinâmica de Campina Grande promove ‘Semana de Conscientização sobre as Medidas de Prevenção da PAV’

publicado: 10/12/2024 15h55, última modificação: 10/12/2024 15h55

O serviço de Hemodinâmica, instalado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), está promovendo a ‘Semana de Conscientização sobre as Medidas de Prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação (PAV)’, uma infecção grave que ocorre nas vias aéreas inferiores de pacientes que recebem ventilação mecânica. 

As atividades tiveram início no dia 4 de dezembro e seguem até esta quarta-feira (11), direcionadas às equipes assistenciais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Decisão Clínica (UDC) da Hemodinâmica com o objetivo de sensibilizar, esclarecer e capacitar os profissionais sobre a PAV. 

De acordo com Henrique Veras, coordenador de Fisioterapia e responsável pela Educação Permanente em Saúde (EPS) na Hemodinâmica de Campina Grande, a ação contribui para melhorar o índice de qualidade da assistência no serviço. “Podemos oferecer mais segurança ao paciente com a implantação de práticas de prevenção de infecções relacionadas ao uso de ventilação mecânica, uso de catéteres venosos e de sondas vesicais em UTIs”, pontuou. 

A programação da ‘Semana de Conscientização sobre as Medidas de Prevenção da PAV’ inclui abordagens que enfatizam, também, a Campanha Adorno Zero, já implantada pelo serviço, como também a importância da lavagem das mãos como forma de evitar infecções hospitalares, além de dinâmicas e atividades interativas que buscam sensibilizar sobre as boas práticas nos setores. 

Um dos profissionais que participou da ação foi o enfermeiro intensivista Ítalo Colaço. Para ele, a ação é um importante investimento na formação da equipe. “A ‘Semana de Prevenção à PAV’, assim como outras atividades de educação continuada, contribuem não só para a capacitação profissional, mas também para a melhoria direta na qualidade do atendimento aos pacientes”, disse. 

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da Fundação, Juliana Carreiro, destacou a importância da multidisciplinaridade da ação. “É uma campanha que transpassa todas as equipes e que abrange desde o básico, que é a lavagem de mãos, até o mais complexo, como as técnicas de ventilação. Por isso, atividades como esta dão vida à Educação Permanente em Saúde no SUS, trazendo a realidade de cada unidade, com suas características e sua regionalização, tornando a educação viva e proporcionando mais segurança e qualidade para os nossos pacientes e colaboradores”, afirmou.