Notícias

Fundação PB Saúde realiza Integração dos profissionais que irão atuar na Poinsp

publicado: 19/09/2025 17h09, última modificação: 19/09/2025 17h31

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) realizou, nesta sexta-feira (19), a integração dos profissionais que irão atuar na Policlínica Integrada da Saúde Pública (Poinsp), com previsão de inauguração para os próximos dias. Os novos colaboradores foram aprovados no concurso público da instituição, realizado em dezembro de 2024. A recepção dos concursados aconteceu no auditório do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. 

Durante a cerimônia de Integração, a diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, destacou que os novos concursados terão uma missão especial: cuidar dos profissionais da segurança pública e suas famílias. “Para nós, da PB Saúde, é uma honra imensa assumir esse papel, pois estamos falando de pessoas que estão sempre na linha de frente da sociedade. É natural que, no exercício da profissão, o trabalhador da saúde conheça histórias de seus pacientes. Mas aqui, vocês irão além: terão contato com famílias inteiras, conhecerão suas realidades, seus desafios e suas necessidades. Por isso, nossa mensagem é que cada um de vocês pratique um acolhimento humano e um atendimento diferenciado, compreendendo que esse cuidado é contínuo e exige sensibilidade e responsabilidade”. 

Também presente na Integração, o coronel da Polícia Militar Jales Meneses, diretor-geral da Poinsp, ressaltou a importância de receber os novos colaboradores. “Trata-se de um verdadeiro marco para a saúde e para a segurança pública, pois estamos recebendo profissionais que irão atuar em um modelo inovador de cuidado, voltado especialmente para aqueles que dedicam suas vidas à proteção da sociedade. Vocês agora fazem parte de uma história que está sendo construída, de um projeto que nasce para transformar a forma de cuidar dos nossos profissionais de segurança”. 

Ao longo da programação, os novos colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer as normas, políticas, valores e estrutura organizacional da Fundação e da Poinsp, onde irão trabalhar, além de receber orientações sobre seus direitos, deveres e o papel essencial que irão desempenhar no atendimento à população por meio do SUS. O evento também reforçou a missão institucional de promover uma saúde pública de qualidade, com profissionais capacitados e comprometidos com o cuidado.

Um dos profissionais que tomou posse de seu cargo na PB Saúde, nesta sexta-feira, foi o técnico-hidráulico Joab Almeida, de 60 anos. Ele falou sobre a satisfação em passar em um concurso público. “A gente estuda para ser congratulado com a aprovação. E por ter conseguido essa aprovação, eu estou muito feliz hoje. É um cargo que eu obtive através do meu esforço e eu te garanto que vou trabalhar com o maior prazer do mundo”, afirmou. 

Da mesma forma, a técnica de enfermagem Irlânia Farias de Andrade comemorou a posse de seu cargo público. “É um sentimento de conquista, de dever cumprido, porque foram muitas renúncias durante o período de estudos, mas no final valeu a pena”. 

Em pouco mais de quatro meses, desde a homologação do resultado final do Concurso Público 001/2024, já foram convocados 571 profissionais para atuar nas três macrorregiões do estado. Esse número representa cerca de 40,5% das 1.410 vagas destinadas à contratação imediata. As convocações contemplaram cargos das áreas assistencial, multiassistencial, médica e administrativa, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, técnicos em radiologia, entre outros.

Confira o cronograma de Integração dos novos colaboradores: 

Segunda-feira (22/09) - Colaboradores do Hospital Metropolitano de Hemodinâmicas de Patos e Campina Grande 

Terça-feira (23/09) - Colaboradores do Hospital Edson Ramalho e Hospital Regional de Guarabira 

Local: Todas as cerimônias de Integração serão realizadas no Hospital Metropolitano 

Horário: 8h30