Notícias

Voluntariado: Colaboradores da PB Saúde promovem ação social na Vila Vicentina

publicado: 29/04/2024 17h50, última modificação: 03/05/2024 16h23

O lar de idosos Vila Vicentina, localizado no bairro da Torre, em João Pessoa, foi tomado pelo sentimento de gratidão e alegria não só dos idosos, mas também de colaboradores da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), que promoveram o Dia D+ Saúde, uma ação social e voluntária, na casa de repouso durante o último sábado (27). A atividade ofertou atendimento médico em diversas especialidades, além de doações de alimentos, fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal.

De acordo com a idealizadora da ação e chefe de Gabinete da PB Saúde, Heliane Medeiros, o Dia D+ Saúde surgiu após o desejo coletivo dos profissionais em doar mais que alimentos ao lar de idosos. “Iniciamos a ação, disponibilizando uma caixa na sede da PB Saúde para recolher doações e, à medida que aumentavam as doações, crescia nossa vontade de doar mais, e nos perguntamos: por que não doar o nosso tempo?. Então, conseguimos um bom número de voluntários que promoveram essa ação maravilhosa, trazendo assistência em saúde para os residentes e profissionais do lar, que também foram beneficiados. Inclusive, estamos com mais adesão de voluntários para as próximas ações. Sem dúvidas fazer o bem é contagiante”, afirmou.

No Dia D+ Saúde os idosos da instituição de longa permanência tiveram acesso a consultas de geriatria, neurologia, oftalmologia, cardiologia, radiologia, comissão de pele e clínica médica, além de atendimentos de odontologia, fisioterapia e enfermagem. A ação contou com momentos de atividades físicas e música ao vivo para levar um pouco mais de alegria aos idosos.

Entre os voluntários, estava o médico, Heitor Bandeira, que compôs a equipe de organização, desde o planejamento, o qual mobilizou outros especialistas da área para os atendimentos. “Ficamos realizados ao ver tantos profissionais desejosos em juntar-se a essa corrente do bem. Trouxemos um consultório oftalmológico, com retinógrafo para realização do exame de vista. Também, na área cardiológica conseguimos realizar o eletrocardiograma o que auxiliou em condutas e revisão do quadro clínico de muitos moradores do local. Foi algo realmente gratificante”, descreveu.

A gestora administrativa da Vila Vicentina, Amanda Silva, agradeceu aos voluntários e incentivou que outras pessoas também promovam o voluntariado. “Essa ação é um ato de esperança pra gente. A Vila Vicentina está grata a todos os que contribuíram de alguma forma. Espero que momentos como este possam se repetir e que esse grupo se fortaleça para levar essas ações, também, para outras instituições, porque é um trabalho muito bonito e gratificante. Então, o que posso dizer às pessoas como um todo é que também sejam doadores de amor, carinho e atenção”, disse.

Mesmo não sendo profissional da área de saúde, o coordenador do Núcleo de Sistemas da PB Saúde, Rivaldo Pedrosa, participou da ação e se emocionou durante o trabalho voluntário realizado. Ele ficou responsável por receber os idosos na sala de espera antes das consultas médicas. “Foi uma experiência emocionante, pois tive a oportunidade de conversar com os idosos e aprender um pouco mais a cada conversa. Eles ficam gratos pela nossa atitude, o nosso tempo doado, mas acredito que nós é que ficamos ainda mais gratos em poder compartilhar momentos como esse”, relembrou.

Anabelly Lopes, colaboradora da PB Saúde e voluntária, comentou que o Dia D+ Saúde ganhou uma proporção maior do que o esperado inicialmente. “Começamos de maneira despretensiosa para atender a necessidade material dos idosos, mas vimos que a vontade de ajudar o próximo, proporcionou carinho, renovação e felicidade. Estamos certos de que esse dia marcou não só a vida deles, mas a nossa também”, concluiu.