Notícias

Profissionais de Enfermagem da Fundação PB SAÚDE recebem o piso salarial da categoria

publicado: 03/02/2023 10h47, última modificação: 03/02/2023 10h47

Nesta quinta-feira (02), concretizou-se uma conquista para enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem que trabalham na Fundação Paraibana de Gestão em Saúde - PB SAÚDE. É o primeiro pagamento que esses profissionais recebem relativo ao novo piso salarial da categoria. O benefício foi garantido pelo Governo do Estado, mesmo com a suspensão da Lei Federal referendada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Tornando a Paraíba o primeiro estado do país a realizar o pagamento para todos os servidores efetivos, aposentados e pensionistas.

A técnica de enfermagem, Edna Karina Nascimento, que atua na UTI Endovascular, do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade administrada pela Fundação PB SAÚDE, celebrou a conquista junto aos demais profissionais. “Há três anos eu já trabalhava como técnica de enfermagem. Entrar na PB Saúde foi um sonho pra mim, e desde quando surgiu a luta pelo nosso piso salarial estávamos na torcida. Hoje a Fundação e o Governo do Estado nos ajudam a realizar um segundo sonho, que traz também consigo a valorização do nosso trabalho”, descreveu. 

 Para o diretor de Atenção à Saúde da Fundação, Gilberto Teodozio, que também é enfermeiro de formação, ver a Paraíba sendo o primeiro estado a reconhecer a importância da Enfermagem e cumprir com o pagamento do piso é motivo de muito orgulho.  “Enquanto gestor e enfermeiro, muito me alegro por esse reconhecimento a todos aqueles que atuam com dedicação diária à vida dos nossos pacientes. A nossa equipe de Enfermagem, hoje representa mais de 50% de todo nosso corpo clínico profissional, e terá um motivo merecido e justo para seguir prestando um cuidado de excelência”, afirmou o gestor.

Seja em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, ou em Campina Grande, onde está localizada a Hemodinâmica também administrada pela Fundação, assim como na cidade de Patos, sertão do estado, todos os profissionais de enfermagem da Fundação foram contemplados. “Nós, somos capazes de muito e provamos isso no nosso dia a dia. Conquistamos uma grande vitória, e seguimos atentos e confiantes de que em breve, os demais colegas da área que atuam sobre outros modelos de gestão também serão contemplados”, afirmou Kamila Leite, enfermeira e responsável técnica de Enfermagem da Hemodinâmica do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos. 

Valores do piso: Para os enfermeiros o salário é de R $4.750,00 (40 horas); 70% desse valor (R$ 3.325,00) para os técnicos em enfermagem, e 50%  (R$ 2.375,00) para os auxiliares de enfermagem e parteiras. 

Atualizações: Esta semana, o Ministério da Saúde acelerou as reuniões do grupo de trabalho criado para apresentar os termos da minuta da Medida Provisória (MP) que propõe fontes de custeio do piso salarial da enfermagem. A MP foi sugerida em reunião do Fórum Nacional da Enfermagem com o Ministério da Saúde, apresentada por Mauro Benevides Filho (PDT/CE). De acordo com o autor da proposta, a PEC prevê a criação de um fundo para a enfermagem (FUNDENF), que acessa o superávit primário e não fura o teto, viabilizando o pagamento a todos os profissionais.