Notícias

Pleno funcionamento: Programa Coração Paraibano junto ao resgate aeromédico transfere mais uma vítima de infarto para o Metropolitano

publicado: 17/03/2023 10h40, última modificação: 17/03/2023 10h40

Na tarde da última quinta-feira (16), o helicóptero Acauã da Secretaria de Estado Segurança e da Defesa Social realizou mais uma transferência de paciente com sintomas de infarto agudo do miocárdio (IAM), em estado grave, para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB SAÚDE, que é referência em cardiologia no estado e coordenador do programa Coração Paraibano. A paciente, de 52 anos, foi transportada de Caaporã ao Metropolitano em um voo sem intercorrências que durou cerca de 10 minutos. 

De acordo com o coordenador de Enfermagem do Samu João Pessoa, Walber Frazão, a paciente foi atendida inicialmente pelo Samu e, em seguida, levada para o pronto-atendimento em Caaporã, município localizado na Zona da Mata Paraibana, onde foi identificado um bloqueio do ramo esquerdo recente, com indicação de infarto com supra. 

“A equipe do hospital de Caaporã encaminhou e-mail para a regulação do programa Coração Paraibano que conseguiu uma vaga para a sala vermelha do Hospital Metropolitano. Para aumentar as chances de sobrevivência da paciente, a equipe do GTA foi acionada, pelo helicóptero Acauã, que se dirigiu ao município para resgatar a paciente, reduzindo, assim, o tempo de resposta do transporte terrestre e dando mais segurança à paciente”, esclareceu o gestor.

Segundo informações do GTA, o voo que partiu do aeroporto Castro Pinto em direção ao município de Caaporã durou aproximadamente 10 minutos. No local, a equipe aguardou cerca de 30 minutos para que a paciente fosse estabilizada pelos profissionais do Samu.

O voo para o Metropolitano, unidade hospitalar de referência em cardiologia do estado, ocorreu sem intercorrências, e também durou cerca de 10 minutos, com chegada por volta de 15h30m. De acordo com a equipe da UTI Clínica do complexo hospitalar, têm sido prestados todos os cuidados intensivos necessários à paciente.