Notícias
Novos membros da CIPA do serviço de Hemodinâmica de Campina Grande tomam posse
Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) do serviço de Hemodinâmica, instalado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), foram empossados para a gestão 2024/2025. A posse aconteceu nesta sexta-feira (19) na sala de treinamentos da unidade hospitalar.
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 5 do Ministério do Trabalho, o objetivo da Comissão é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, de forma permanente, o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador. Para o fisioterapeuta e novo presidente da CIPA da Hemodinâmica de Campina Grande, Henrique Veras, a comissão deve ir muito além de cumprir as normas do Ministério do Trabalho, mas também zelar pela segurança física e emocional de todos os colaboradores do serviço.
“Em um ambiente dinâmico como o hospitalar, onde lidamos diariamente com desafios e pressões, a CIPA atua como um ponto de apoio essencial, sendo nosso objetivo promover um ambiente seguro, prevenir acidentes e assegurar que todos sintam-se respeitados e valorizados. O meu desejo nesta nova missão é garantir que cada membro da equipe possa desempenhar suas funções com tranquilidade e confiança”, afirmou Henrique Veras.
A CIPA é formada por seis membros, sendo três eleitos e três indicados pela gestão do serviço. Um dos membros, o assistente administrativo Leonardo Olinto, destacou a Comissão como um importante instrumento para garantir segurança e saúde no trabalho. “Ao participarmos da CIPA, temos uma importante e valiosa oportunidade de estar contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para nós e nossos colegas.”, disse.
Antes de tomarem posse de suas funções na comissão, os membros participaram de um curso no qual foram abordados pontos como noções sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho decorrentes das condições de trabalho e da exposição aos riscos existentes no estabelecimento e suas medidas de prevenção; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de prevenção dos riscos; noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; e organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.