Notícias
Unidades gerenciadas pela PB Saúde promovem ações alusivas ao Janeiro Branco
As unidades gerenciadas pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) já iniciaram as atividades alusivas à campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental e emocional. Nos serviços, a programação conta com diversas ações como escuta psicológica, rodas de conversa, jogos, sessões de cinema, musicoterapia e mensagens reflexivas.
No Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, as atividades iniciaram na quarta-feira (8) nas enfermarias pediátricas, com a apresentação do "Jogo das Emoções", uma maneira prática de interação junto aos pacientes e acompanhantes, com o objetivo de dialogar sobre as emoções e superar os desafios do cotidiano.
No mesmo dia, também houve uma sessão especial da Cineteca, na Brinquedoteca, com a exibição do filme "Divertidamente", que retrata de forma lúdica as emoções experienciadas pela personagem principal do filme e o desafio de superá-las. O filme foi escolhido para trazer para as crianças e acompanhantes a importância de reconhecer e cuidar das emoções e de seu autoconhecimento para a saúde mental.
No serviço de Hemodinâmica, instalado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, a programação aconteceu na quinta-feira (9) nas enfermarias cardiológicas para pacientes, acompanhantes e profissionais da unidade. A atividade contou com a participação de um psicólogo, que promoveu um momento de reflexão sobre saúde física e mental, com musicoterapia.
Na sede da PB Saúde, a campanha foi aberta na quarta-feira (8) com um café da tarde envolvendo os colaboradores de todos os setores, com música instrumental e momentos de reflexão sobre a valorização do bem-estar e saúde mental no cotidiano. Na quinta-feira (9), os colaboradores tiveram um momento de ginástica laboral orientado por profissional de educação física. Durante todo o mês, estará disponível na sede e em todas as unidades o mural detector das emoções.
De acordo com Jucelene Cardoso, coordenadora do Núcleo de Seleção e Integração em RH da PB Saúde, o objetivo de promover a campanha na Fundação é discutir a relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções no dia a dia. Passamos mais tempo no trabalho do que em nossa própria casa, e com isso, no universo corporativo, questões emocionais afetam diretamente a produtividade dos trabalhadores e são causas recorrentes de afastamentos. Por isso, queremos levar nosso colaborador da PB Saúde a compreender que a promoção da saúde mental passa pela compreensão de que a estabilidade emocional é tão importante quanto à física”, destacou.
A programação segue ao longo do mês, também nos outros serviços gerenciados pela PB Saúde. No Hospital Regional de Guarabira, a abertura da campanha está prevista para a terça-feira (14), com um coffee-break, além de rodas de conversas e orientações aos usuários e acompanhantes sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Entre as ações programadas para o mês de janeiro ainda estão escuta psicológica para os colaboradores, distribuição de material informativo e musicoterapia nas enfermarias.
Janeiro Branco - É uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental e emocional. Inspirada por movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, a iniciativa foi criada em 2014, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários.