Notícias
Semana Mundial da Qualidade: unidades gerenciadas pela PB Saúde estimulam excelência e práticas inovadoras no cuidado aos pacientes
A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) promoveu a ‘Semana Mundial da Qualidade’ em todas as suas unidades gerenciadas. As atividades foram realizadas no período de 10 a 13 de novembro, com o objetivo de estimular novas formas de pensar e agir, fortalecendo a gestão da qualidade, a colaboração e a segurança institucional, com excelência e inovação.
A coordenadora do Núcleo de Inteligência em Epidemiologia Hospitalar (NIEH) da PB Saúde, Sara Guerra, destacou que a ‘Semana Mundial da Qualidade’ reforça o propósito do cuidado com excelência para garantir a segurança do paciente. “Trabalhar com qualidade é ter compromisso com o cuidado seguro, com a melhoria contínua e com a transparência dos processos. É entender que cada indicador, cada notificação e cada análise são oportunidades para aprimorar a assistência e fortalecer a cultura de segurança em todas as unidades gerenciadas pela PB Saúde”.

Hospital Regional de Guarabira
A programação teve início na segunda-feira (10), no Hospital Regional de Guarabira (HRG), e contou com palestras voltadas aos líderes, que trouxeram reflexões sobre gestão, boas práticas e melhoria contínua, além de dinâmicas interativas para os colaboradores, promovendo integração, motivação e fortalecimento do trabalho em equipe.
Para a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE) do HRG, Tamires Resende, o evento reforçou o compromisso da instituição com uma cultura de qualidade cada vez mais sólida. “Foi um momento de incentivar todos a repensarem suas rotinas e a buscarem constantemente formas inovadoras de oferecer um cuidado seguro, humano e eficiente”, afirmou.
A colaboradora Lorena Rafaella, que atua no CME da unidade hospitalar, participou das atividades e falou sobre a importância da qualidade no cuidado ao paciente. “Nós, colaboradores, reconhecemos que, quando os processos estão claros com boas práticas e condições de trabalho, o cuidado fica mais seguro, o serviço flui melhor e o paciente é melhor atendido. Por isso, a qualidade precisa ser construída em conjunto”, disse.

Hospital Metropolitano
No Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, as ações aconteceram na terça-feira (11) e tiveram como foco a transformação de ideias em resultados. Foram realizadas auditorias da qualidade nos setores assistenciais com o objetivo de garantir a segurança do paciente e a conformidade de processos que são implantados na unidade. Ainda dentro da programação, foi promovido um treinamento sobre notificação de processos.
“Foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas das equipes setoriais, coordenadores e colaboradores acerca do que é a notificação de segurança do paciente, o que é cabível de notificação e o que não é, garantindo que todos compreendam a importância desse procedimento”, explicou Raíres Rodrigues, coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE) da unidade hospitalar.

Hospital Edson Ramalho
Já na quarta-feira (12), no Hospital do Servidor General Edson Ramalho, as atividades tiveram os profissionais de saúde como foco, estimulando a empatia. A equipe do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE) montou o painel das estrelas da qualidade para o reconhecimento das boas práticas diárias. O painel conta com os nomes dos profissionais indicados ao Núcleo de Segurança do Paciente devido à qualidade na assistência prestada. Também foi criado o mural do elogio para o reconhecimento no ambiente de trabalho por meio de mensagens entre os colegas.
A criatividade e o engajamento foram estimulados com a Árvore da Qualidade, onde cada colaborador pôde registrar ações e valores que representam qualidade no ambiente hospitalar. Houve ainda uma dinâmica com balões que continham mensagens com elogios, desafios e reflexões.
Para o coordenador do NAE, Raphael Henrique, a busca pela qualidade deve ser constante. “Identificar a qualidade é uma política permanente. Falar em qualidade hospitalar é falar de compromisso, responsabilidade, humanização e respeito. Sobretudo, é falar sobre vida. Cada ação impacta diretamente o bem-estar do paciente. Protocolo, indicador, conhecimento e melhoria contínua são instrumentos que transformam resultados e salvam vidas”, destacou.

Policlínica Integrada da Segurança Pública
Encerrando a programação, nesta quinta-feira (13), a Policlínica Integrada da Segurança Pública (Poinsp) abordou o tema “Qualidade também é Segurança do Paciente”, com a nomeação da primeira Comissão de Segurança do Paciente da Poinsp e uma palestra sobre Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente.
Durante a semana, também foram realizadas em todas as unidades ações permanentes, como a divulgação de dicas diárias de qualidade, o envio de mensagens inspiradoras, e o espaço “Ideias que Inspiram”, reunindo sugestões criativas de colaboradores em murais físicos e virtuais.