Profissionais do Hospital Regional de Guarabira participam de ciclo de capacitações promovidas pelo NEPS da PB Saúde

publicado: 08/08/2024 13h15, última modificação: 08/08/2024 13h25

Os profissionais das áreas médicas e de enfermagem do Hospital Regional de Guarabira (HRG) Antônio Paulino Filho, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), estão participando de um ciclo de capacitações promovidas por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da PB Saúde. Os treinamentos que contemplam aulas teóricas e práticas, tiveram início na última terça-feira (6) e vão ocorrer durante todo o mês de agosto, finalizando no dia 27.

De acordo com Yuri Martins, coordenador do NEPS da PB Saúde, o ciclo de treinamentos será essencial para melhoria contínua dos serviços e para a promoção do bem-estar da população que é assistida pela equipe. Como, por exemplo, a capacitação voltada a equipe de Enfermagem sobre assistência ao paciente crítico, acolhimento e classificação de risco do Setor de Urgência e Emergência.

“Também iremos realizar treinamento de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) para todos os profissionais de saúde que prestam assistência a pacientes críticos. Além de suporte ventilatório em recém-nascidos e simulações realísticas em assistência e manuseio de equipamentos de terapias elétricas em cardiologia”, pontuou o gestor.

Ao todo, 75 profissionais se inscreveram para as 7 capacitações que serão realizadas no HRG ao longo do mês de agosto, todas ministradas pelo instrutor Walber Frazão, enfermeiro da PB Saúde. Segundo Walber, a escolha das capacitações tiveram como objetivo proporcionar aos profissionais da saúde a atualização de conhecimentos de acordo com as últimas evidências científicas e melhores práticas, para que possam atuar com um atendimento mais seguro e eficaz.

“É uma ação da PB Saúde para qualificar melhor a porta de entrada, desde o acolhimento e a classificação de risco para priorizar os pacientes mais graves para atendimento mais rápido e ágil, a qualificação em prevenção de parada cardiorrespiratória e de danos graves. Além de atualizar e treinar os profissionais em atender pacientes graves com risco de morte e ressuscitar quando necessário. São ações que acolhem e previnem”, relatou Walber.

Nesta quinta-feira (8), os colaboradores receberam o treinamento de RCP, em adulto e criança, e desfibrilação externa automática e manual. Jackson Muniz, enfermeiro que atua na urgência da unidade, participou da capacitação e considerou os conhecimentos fundamentais para que toda equipe esteja alinhada com habilidades práticas e conhecimentos teóricos necessários para lidar com situações de emergência, como uma parada cardiorrespiratória.

“Esses cursos trazem essas informações, até mesmo para que possamos realizar a triagem do paciente de forma correta, identificar muito antes os sinais e sintomas desse paciente, avaliá-lo de um modo geral para aperfeiçoar o fluxo de urgência e emergência. Então, é muito gratificante participar dessas capacitações que nos norteiam para darmos o melhor atendimento possível aos pacientes que buscam os serviços do Hospital Regional de Guarabira”, disse o enfermeiro.

Para Jeanne Francisco, coordenadora do NEPS do HRG, os treinamentos que estão sendo realizados na unidade vão proporcionar uma melhoria na assistência de forma humanizada e qualificada. “Fico feliz em ver que essa gestão reconhece o trabalho da educação continuada dentro do hospital. Investir na capacitação contínua é investir na qualidade e na eficácia dos serviços de saúde, fortalecendo o SUS como um sistema de saúde público eficiente, inclusivo e orientado para resultados”, afirmou a gestora.