PB Saúde promove ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher em todos os serviços gerenciados

publicado: 08/03/2024 18h27, última modificação: 12/03/2024 17h19

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e seus quatro serviços gerenciados (Hospital Metropolitano, Hospital Edson Ramalho e as Hemodinâmicas de Patos e Campina Grande) realizaram, nesta sexta-feira (8), ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Este ano, as atividades aconteceram de forma integrada para homenagear as colaboradoras das unidades com uma programação diversificada.

A diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, destacou a importância da data e da representação feminina dentro da PB Saúde. “Num dia como este se faz necessário refletirmos sobre o papel da mulher atualmente e quais são os espaços que estamos ocupando. Na Fundação PB Saúde, por exemplo, 72,9% da força de trabalho é feminina e 51,8% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. Isso é um reflexo de nossas conquistas no mercado de trabalho e na sociedade como um todo”, afirmou.

Na sede da PB Saúde, as colaboradoras foram surpreendidas com apresentação musical ao som de saxofone no início do dia. A comemoração continuou com o Chá da Tarde Entr’elas, proporcionando um momento de descontração que contou também com dinâmicas e uma palestra sobre empoderamento feminino.

Hospital Metropolitano

No Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, durante o turno da manhã, as colaboradoras foram contempladas pela equipe de Fisioterapia da unidade com massagem, ginástica laboral e auriculoterapia. Ainda no início do dia, a unidade hospitalar presenteou as colaboradoras com rosas vermelhas. A segunda parte da programação seguiu com palestra sobre autoestima, coffee break e sorteio de brindes.

“A imagem é uma porta de entrada para o desenvolvimento das nossas potencialidades e, consequentemente, uma melhor produtividade daquilo que a gente se propõe a fazer e também do nosso fortalecimento pessoal, porque a autoestima tem relação com a imagem que nós temos de nós mesmos. À medida que nós fortalecemos as nossas qualidades, nós fortalecemos aquilo que nós temos de melhor” comentou a consultora de imagem, Iza Heráclito, que ministrou a palestra. Ao fim da palestra, foi promovida uma dinâmica em que uma colaboradora convidava outra e exaltava suas qualidades.

Para Suelen Ferreira, técnica em enfermagem da UTI coronariana do Hospital Metropolitano, atividades como essas são importantes para reforçar o valor das mulheres nos diversos espaços. Ela ressaltou a mensagem que absorveu da palestra. “A partir da palestra eu compreendi que a beleza não é só exterior, mas também interior, e está principalmente nas suas atitudes”, disse.

Hospital Edson Ramalho

Para as colaboradoras do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), o dia já começou repleto de atividades como massagem, ventosaterapia e embelezamento (cabelo, maquiagem, sobrancelha, unhas e limpeza de pele). Ainda pela manhã, as equipes de Psicologia e Serviço Social visitaram as enfermarias ao som de música ao vivo com violão para homenagear as pacientes e acompanhantes e entregar rosas, o que emocionou muitas delas.

A coordenadora do setor de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OMPE) recebeu os serviços de limpeza de pele e maquiagem e gostou muito do tratamento. “Todo dia é Dia da Mulher, mas é importante que a PB Saúde realize um dia de atividades para a gente se sentir mais valorizada”, disse. Já secretária da Gerência de Enfermagem, Lílian Raquel, destacou o caráter de descontração e relaxamento dos serviços, em meio à dedicação ao hospital, que é sua segunda casa. “É maravilhoso ver todo mundo gostando das atividades. Além de sermos profissionais, somos mulheres fortes e guerreiras, em busca de nossos ideais e conquistando nossos objetivos”, afirmou.

A programação continuou com o Chá da Tarde Entr’elas, um momento de confraternização, diálogo e uma palestra sobre o papel da mulher no mercado de trabalho, proferida pela coordenadora da Farmácia Clínica, Juliana Carreiro. A gerente de Práticas Multiprofissionais em Saúde, Railda de Almeida Gomes, representou a direção do HSGER e motivou as mulheres da unidade hospitalar. “A mulher pode ser tudo o que ela quiser, pode se encaixar em todos os aspectos sociais e profissionais. As mulheres do HSGER são dedicadas e comprometidas, inspirando todas nós”, declarou. A programação foi encerrada com sorteio de brindes e coffee break.

Hemodinâmica de Patos

Já na Hemodinâmica de Patos, situada no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, a programação teve início com um ato ecumênico, proporcionando um momento de música e reflexão para as colaboradoras, seguido de dinâmicas de grupo, palestra sobre o poder da imagem, coffee break, distribuição e sorteio de brindes.

“Eu me senti muito acolhida por este evento que foi muito feliz nos temas abordados. Nos fez refletir sobre a importância da mulher tanto no âmbito do trabalho como no âmbito familiar porque a gente acaba esquecendo isso na nossa correria do dia a dia”, comentou Jaqueline Medeiros, enfermeira do serviço.

Hemodinâmica de Campina Grande

A Hemodinâmica de Campina Grande, situada no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, também preparou uma programação para suas colaboradoras, oferecendo chá da tarde, palestra com tema relacionado ao Dia da Mulher e sorteio de brindes.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents