Notícias
PB Saúde participa de encontro estadual sobre Terapia Intensiva e trabalho sobre experiência no Hospital Edson Ramalho é premiado
Unidades gerenciadas pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) participaram do I Encontro das Unidades Estaduais de Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal do Alto Sertão da Paraíba, realizado nesta sexta-feira (23) e sábado (24), no município de Pombal. Um dos trabalhos apresentados sobre experiência no Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) foi premiado no evento, que contou com palestras, cursos e exposição de trabalhos científicos.
O Encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o apoio da Escola de Saúde Pública (ESP) e do Hospital Regional de Pombal, reuniu multiprofissionais de saúde na busca de estimular o trabalho em equipe, o reconhecimento dos diferentes saberes profissionais e a padronização de processos assistenciais, contribuindo para um cuidado integral, humanizado e baseado em evidências.

Ao todo, foram 36 trabalhos científicos produzidos pelos trabalhadores de UTIs de diversas unidades estaduais, com base nas suas vivências diárias. Participaram do evento profissionais de enfermagem, medicina, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, farmácia, fonoaudiologia e outros.
Hospital Edson Ramalho
O HSGER foi representado por três colaboradoras, que apresentaram trabalhos científicos. A unidade hospitalar dispõe de UTI adulto e neonatal. “Este momento simboliza o compromisso contínuo com a qualificação profissional, a troca de experiências e o aprimoramento da assistência em terapia intensiva, fortalecendo ainda mais o cuidado humanizado e a segurança dos nossos pacientes. Seguimos juntos, aprendendo, compartilhando e construindo uma saúde pública cada vez mais forte e de qualidade”, afirmou a gestora de Práticas Multiprofissionais do HSGER, Railda de Almeida Campos.

A gestora apresentou dois trabalhos: ‘Indicadores de qualidade em terapia nutricional enteral em UTI’ e ‘Elaboração de protocolo para administração de medicamentos via sonda e interações fármaco-nutriente em UTI’, sendo este premiado com o terceiro lugar.
A gerente de Práticas de Enfermagem, Fernanda Alves, apresentou o tema ‘Impactos do bundle de prevenção de pneumonia de ventilação mecânica na assistência de enfermagem nas UTIs’. Já a coordenadora de Enfermagem da UTI neonatal, Nathalia Duarte, apresentou o tema ‘Datas que acolhem: um relato de experiência em humanização neonatal’.

Hemodinâmica de Patos
O serviço de Hemodinâmica do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro também teve experiência apresentada durante o Encontro. O trabalho exposto teve como tema ‘O Impacto da Comunicação Interdisciplinar na Segurança do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva’.
“O trabalho teve como objetivo trabalhar e analisar o impacto da comunicação efetiva entre os profissionais da alta complexidade, identificando falhas a fim de buscar melhorias no desempenho das equipes”, destacou João Victor Oliveira Andrade, autor do trabalho e enfermeiro intensivista da unidade.

Hemodinâmica de Campina Grande
O coordenador de Práticas Assistenciais da Hemodinâmica do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, Rafael Heleno, abriu o evento, na sexta-feira (23), com a palestra: ‘O papel da equipe multiprofissional no cuidado integral’. Já neste sábado (24), ele ministrou um curso teórico-prático de ultrassonografia.
O encontro das UTIs do estado no alto sertão mostra a grandeza da rede em cuidado intensivo aos nossos usuários. A PB Saúde, que participa com representação de grandes unidades hospitalares, teve espaço para demonstrar as atividades realizadas no cuidado intensivo dessas unidades, apresentando trabalhos e cooperando com atividades como palestras e cursos de alta complexidade nos dois dias de evento”, comentou Rafael Heleno.
