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PB Saúde conclui primeiro inventário geral da Fundação com processo simultâneo em cinco cidades paraibanas

publicado: 13/12/2024 15h11, última modificação: 13/12/2024 15h19

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) realizou o primeiro inventário geral para o fechamento do exercício financeiro da instituição no ano de 2024. A atividade aconteceu no período de 6 a 10 de dezembro. Pela primeira vez, o processo foi realizado simultaneamente nos cinco municípios paraibanos onde há unidades gerenciadas pela Fundação: João Pessoa, Santa Rita, Guarabira, Patos e Campina Grande. 

De acordo com Rivaldo Pedrosa, presidente da Comissão de Acompanhamento Permanente do Sistema Integrado de Gestão de Bens Públicos (SIGBP), utilizado para os inventários da PB Saúde, o processo de inventário de uma unidade hospitalar consiste em registrar, organizar e controlar todos os medicamentos, insumos e materiais utilizados no hospital. “Esse processo é essencial para garantir que os recursos estejam disponíveis, bem gerenciados e utilizados de forma eficiente equiparando o quantitativo físico com o sistêmico” explicou. 

Para a execução do inventário geral, foi necessário um planejamento rígido e um grande esforço de toda a equipe envolvida. O processo contou com treinamentos, fluxos, divisão de tarefas e a criação de uma central de suporte na sede da Fundação, em João Pessoa. Ao todo, foram 37 almoxarifados ativos nas cinco unidades gerenciadas pela PB Saúde. 

Antes de iniciar o processo, foi criada a portaria Nº 111/2024 que dispõe sobre normas e procedimentos referentes ao encerramento do exercício financeiro, no âmbito da PB Saúde, seguindo rigorosamente a Normativa Conjunta SEAD/CGE Nº 01/2016, que dita os ritos e relatórios necessários para validação de um inventário no âmbito do Governo do Estado da Paraíba.

“O processo contou com treinamento de equipes, criação de fluxo para execução do processo, disponibilização de um checklist para os colaboradores dos almoxarifados, disponibilização de uma central de atendimento e suporte, vídeos didáticos explicando a execução de cada etapa do processo dentro do sistema SIGBP e disponibilização de todos os materiais desenvolvidos num site para o acesso de todos os coladores envolvidos”, destacou Rivaldo Pedrosa. 

O inventário foi coordenado pela Comissão Permanente de Acompanhamento do Sistema Integrado de Gestão de Bens Públicos (SIGBP), Gerência Executiva de Suprimentos e Logísticas e Gerência Executiva de Compliance e Integridade, com apoio da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação. 

Para o superintendente da PB Saúde, Jhony Bezerra, o inventário geral da Fundação é fundamental para garantir a eficiência da gestão e a qualidade dos serviços oferecidos à população. “Nos permite ter um controle preciso sobre os bens e materiais disponíveis, evitar desperdícios e otimizar recursos. Assim, a Fundação segue caminhando pautada em boas práticas de governança, com foco no desenvolvimento das unidades e serviços de saúde, para levar uma assistência cada vez melhor aos paraibanos”, concluiu.