Notícias

PB Saúde Cast: pesquisadora em farmacologia e coordenadora do NEPS explica o que é e como fazer o uso racional de medicamentos

publicado: 05/12/2024 11h24, última modificação: 05/12/2024 11h24

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde lançou nesta quinta-feira (5) o sétimo episódio do PB Saúde Cast, podcast oficial da Fundação, com um episódio sobre uso racional de medicamentos. Na entrevista, Juliana Carreiro, farmacêutica, doutora em farmacologia, ex-coordenadora da Farmácia Clínica do Hospital do Servidor Edson Ramalho, e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde da PB Saúde aborda o assunto e alerta para os perigos da automedicação, tema central da conversa.

Durante o episódio, Juliana destacou que a automedicação, apesar de comum, pode trazer riscos graves, especialmente no consumo de medicamentos isentos de prescrição. “O lugar mais perigoso para o uso inadequado de medicamentos é na nossa casa. Os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios não esteroidais, como dipirona, ibuprofeno e paracetamol, estão entre os mais usados de forma errada”, afirmou.

A profissional explicou como hábitos aparentemente inofensivos, como quebrar cápsulas de medicamentos, podem comprometer sua eficácia. “Se o pó do medicamento está dentro da cápsula, é porque ele precisa ser ingerido assim. Abrir a cápsula pode inativar o fármaco ou causar interações indesejadas”, alertou. Ela também enfatizou a importância de respeitar horários e dosagens, especialmente no uso de antibióticos. “Para o antibiótico ser curativo, é essencial manter a concentração plasmática no organismo. Atrasos ou adiantar doses podem levar à resistência bacteriana”, disse.

Outro ponto abordado foi a diferença entre medicamentos de referência, genéricos e similares. Juliana desmistificou o medo de optar por genéricos, explicando que eles possuem os mesmos testes e eficácia dos medicamentos de marca. “O genérico é como fazer um bolo de chocolate com uma marca ou com outra. Ambos têm a mesma função, só mudam os ingredientes secundários. É seguro e mais acessível”, comparou.

Encerrando o episódio, Juliana reforçou a importância da orientação profissional antes de consumir medicamentos e sugeriu que as pessoas busquem informações confiáveis online ou diretamente com farmacêuticos. “Nem tudo na nossa rotina precisa de medicamento. É preciso saber quando intervir e usar remédios com sabedoria para evitar dependências emocionais ou psicológicas”, aconselhou.

Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida. 

O programa é dirigido pela coordenadora do Núcleo de Comunicação Institucional da Fundação, Mayara Dantas; apresentado e editado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; produzido por Mary Jéssica; com identidade visual por Alice Pereira; e direção de vídeo por Thibério Rodrigues e Érika Carvalho. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.