Notícias
PB Saúde Cast: Hospital Metropolitano amplia atendimentos e se consolida como referência em saúde de alta complexidade

No episódio mais recente do PB Saúde Cast, podcast oficial da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), publicado nesta segunda-feira (19), recebemos a diretora geral do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, Louise Nathalie, para fazer um balanço dos primeiros quatro meses de 2025 na unidade hospitalar, que é gerenciada pela PB saúde, e referência nas áreas de cardiologia, neurologia e endovascular.
“O Hospital Metropolitano é hoje a única unidade com esse perfil de atendimento que cobre os 223 municípios do estado. É um orgulho poder dizer que enfrentamos grandes desafios, mas estamos colhendo frutos com muito trabalho, dedicação e apoio da gestão estadual”, afirmou a diretora.
Entre os destaques, está a realização de transplantes cardíacos, com dois procedimentos já realizados neste ano, incluindo o caso marcante de uma jovem de 17 anos que recuperou qualidade de vida após o transplante. Outro avanço significativo é a realização de cirurgia para epilepsia refratária, um procedimento de alta complexidade que antes só era feito fora da Paraíba. Segundo a diretora, o primeiro paciente operado já está curado.
Na área da cardiopediatria, o hospital passou a realizar cinco tipos de procedimentos que antes exigiam o deslocamento de pacientes para outros estados, como São Paulo e Pernambuco. As cirurgias, que incluem correções de malformações cardíacas congênitas graves, agora são feitas integralmente na unidade paraibana. “Evitar esse deslocamento significa menos sofrimento emocional e financeiro para as famílias”, destacou Louise Nathalie.
Outro investimento estratégico é a instalação de um moderno equipamento de cintilografia, tecnologia nuclear que permitirá diagnósticos mais rápidos e precisos. A previsão é que o novo serviço comece a funcionar no segundo semestre, beneficiando não apenas o Hospital Metropolitano, mas toda a rede estadual de saúde. Para recebê-lo, o hospital passa por uma reforma e ampliação, incluindo a criação de novos ambulatórios.
A diretora também anunciou a chegada de uma nova ressonância magnética, que reforçará a capacidade diagnóstica da unidade, além da atuação contínua do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), com treinamentos regulares para equipes diurnas e noturnas, atividades de educação permanente e parcerias com instituições como o InCor, o Hospital Moinhos de Vento e o Proadi-SUS.
Com 266 leitos e 11 salas cirúrgicas, o Hospital Metropolitano se prepara para alcançar a acreditação 100% SUS, um reconhecimento nacional de qualidade e excelência. “A gente está crescendo em estrutura, tecnologia e formação profissional. É um hospital que funciona com saúde e para a saúde. Um verdadeiro laboratório de aprendizado e inovação”, reforçou a diretora.
Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida.
O episódio foi dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde, com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; produção de Mary Jéssica, e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.