Notícias
PB Saúde Cast debate cuidados intensivos a recém-nascidos e a importância da humanização no Novembro Roxo
O podcast oficial da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), o PB Saúde Cast, está no ar nesta quinta-feira (6) com um episódio em alusão ao Novembro Roxo, mês de conscientização sobre a prematuridade. O tema central do debate são os cuidados intensivos com recém-nascidos nas unidades da Fundação, e para abordar o tema, o episódio recebe a médica pediatra e neonatologista Emmanuele Carvalho, coordenadora médica da Unidade Neonatal do Hospital Edson Ramalho.
Emmanuele detalhou a estrutura da unidade, que é composta por três setores: UTI Neonatal, UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários) e o Método Canguru, com diferentes níveis de complexidade. A rotina é conduzida por uma equipe multiprofissional essencial para o suporte integral ao bebê.
A médica destaca que a principal razão que leva os recém-nascidos a necessitarem de cuidados intensivos logo após o nascimento é a prematuridade. "Na maioria das vezes é a prematuridade, porque ela por si só traz muitas consequências", explicou Emmanuele, citando dificuldades respiratórias, necessidade de ganho de peso e hipoglicemia como exemplos. Outras causas incluem malformações congênitas.
Segundo a profissional, um dos pilares do atendimento é a humanização e o cuidado estendido à família. A equipe busca minimizar o afastamento entre a mãe e o bebê, incentivando o contato pele a pele e o aleitamento materno, além de fornecer apoio à saúde mental das mães. "A gente sempre enfatiza isso para os familiares, pois eles não são visitas, eles têm livre acesso dentro da nossa unidade. Desde sempre a gente envolve a mãe nos cuidados do bebê, mesmo sendo prematuro, mesmo sendo tão pequenininho. A gente envolve os pais, as famílias nesse cuidado", ressaltou a coordenadora.

O trabalho da PB Saúde tem sido reconhecido por meio de práticas inovadoras e investimentos em capacitação contínua. O Hospital Edson Ramalho, gerenciado pela Fundação, renovou recentemente o título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e participa do projeto nacional Qualineo, que visa minimizar sequelas em prematuros. Emmanuele também citou o caso de Vicente, um bebê que nasceu com 24 semanas e menos de um quilo, recebeu todos os níveis de suporte e hoje, aos dois anos, é acompanhado pelo ambulatório de seguimento do hospital.
Por fim, a especialista deixou uma mensagem de conforto e encorajamento aos pais que enfrentam ou podem enfrentar a internação de seus filhos na UTI Neonatal. "Eu costumo dizer às mães que a prematuridade é como se fosse uma escada e a gente vai subindo de degrau por degrau, aos pouquinhos. Às vezes a gente tem que descer um para poder subir dois. É normal demais. Com apoio e suporte da equipe, todo esse momento vai passar, se Deus quiser, o bebezinho vai para casa vai ficar com a mãe", concluiu.
Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida.
O episódio foi dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Diogo Almeida, produzido por Thibério Rodrigues e Mary Santos; com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.