Notícias
PB Saúde Cast: coordenadora do Coração Paraibano detalha funcionamento e relata sucesso do programa após um ano
A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde lançou nesta quinta-feira (31) o segundo episódio do PB Saúde Cast, podcast oficial da Fundação, com um episódio sobre o programa Coração Paraibano. Na entrevista, a médica Roberta Barreto, coordenadora do programa, fala sobre o funcionamento do Coração Paraibano e destaca os avanços conseguidos após pouco mais de um ano do programa.
Roberta Barreto é cardiologista e doutoranda na área, diretora científica da Sociedade Paraibana de Cardiologia, e também atua como médica transplantadora e diarista no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, unidade gerenciada pela PB Saúde. Durante o episódio, ela compartilha sua experiência à frente do Coração Paraibano e os impactos positivos que o programa tem gerado desde sua criação.
O programa Coração Paraibano, lançado em março de 2023, completou um ano em 2024 e já é considerado um marco na saúde do estado. A médica destaca o foco da iniciativa em otimizar o tratamento do infarto agudo do miocárdio, uma das principais causas de morte entre os paraibanos. “O programa foi pensado para otimizar o tratamento de uma doença muito prevalente aqui no estado, que ceifa muitas vidas todo ano”, explica Roberta, ressaltando o objetivo de garantir o acesso ao tratamento de ponta em todo o estado, do Litoral ao Sertão.
A estrutura do programa é baseada na integração de várias unidades de saúde e uma rede de transporte que garante atendimento rápido e especializado aos pacientes com infarto. “Até pouco tempo, o atendimento era centralizado no Hospital Metropolitano. Agora, com laboratórios de hemodinâmica também no Hospital de Trauma de Campina Grande e no Hospital Regional de Patos, conseguimos descentralizar e otimizar o atendimento, oferecendo suporte 24 horas em quatro laboratórios ao longo do estado”, diz. Toda a rede de hemodinâmica é gerenciada pela PB Saúde.
Roberta explica que, ao sentir os primeiros sintomas, o paciente deve procurar o hospital ou UPA mais próxima. A partir disso, um eletrocardiograma é realizado em até 10 minutos, e, em caso de dúvida no diagnóstico, uma equipe de especialistas da Central do Coração Paraibano, no Metropolitano, fica disponível para orientações. Uma vez confirmado o infarto, o paciente é transportado com apoio do SAMU e de uma rede exclusiva de 21 ambulâncias e duas aeronaves, garantindo um tempo de resposta ideal.
Em seu primeiro ano, o programa Coração Paraibano já apresentou resultados expressivos: aumento de 71% nas internações por infarto e uma redução de 38% na mortalidade intra-hospitalar. Roberta atribui o sucesso à dedicação de toda a equipe de cardiologistas, enfermeiros e técnicos de transporte, além do apoio da gestão pública. Ela afirma: “O que vemos é uma rede de pessoas prontas para fazer o melhor pelo paciente, e isso não seria possível sem uma gestão que acreditasse e investisse nesse programa.”
O episódio completo com Roberta Barreto já está disponível e oferece uma visão detalhada sobre o funcionamento e os próximos passos do Coração Paraibano, que segue salvando vidas e revolucionando o atendimento cardiológico na Paraíba.
Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida.
O programa é dirigido pela coordenadora do Núcleo de Comunicação Institucional da Fundação, Mayara Dantas; apresentado e editado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; produzido por Mary Jéssica; com identidade visual por Alice Pereira; e direção de vídeo por Thibério Rodrigues e Érika Carvalho. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.