Notícias
PB Saúde Cast: conheça o novo protocolo de triagem e classificação de risco para dor torácica que agiliza atendimento em casos de infarto

O novo episódio do PB Saúde Cast, publicado nesta quinta-feira (14), aborda o recente protocolo de triagem e classificação de risco para pacientes com sintomas de dor torácica. A iniciativa, implementada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) no Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) e Hospital Regional de Guarabira (HRG), visa agilizar o diagnóstico e tratamento de condições graves, como o infarto agudo do miocárdio. O convidado para falar deste assunto é o enfermeiro emergencista Walber Frazão, assessor da diretoria assistencial e do Núcleo de Educação Permanente da PB Saúde.
Walber foi uma das pessoas que participou da elaboração do protocolo, e destaca a importância da urgência no atendimento. "A maioria dos especialistas quando vão palestrar nos maiores congressos de cardiologia na linha de cuidado do SUS, que a gente chama linha de cuidado do IAM, do infarto agudo do miocárdio, eles relatam que a cada minuto que um paciente deixa de ter seu atendimento pleno, ele perde 11 dias de vida", explica o enfermeiro.
O novo protocolo busca qualificar o atendimento desde a recepção, com a implementação de uma "escuta qualificada" e um botão especial que agiliza o acolhimento pela equipe de classificação de risco. "Nós vamos qualificar desde a recepção até o último profissional que vai atender esse paciente. Então, a gente chama de escuta qualificada, que é que a recepção já vai compreender que esse paciente tem uma suspeita que tem que ser agilizado o tratamento", detalha Frazão.
A ferramenta foi desenvolvida para otimizar a identificação de casos graves e diferenciar a dor torácica relacionada a infarto de outras condições. O objetivo é assegurar que o paciente com suspeita de infarto receba um eletrocardiograma em até 10 minutos após a chegada, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, permitindo uma rápida classificação e encaminhamento para o tratamento adequado, que pode incluir medicação ou angioplastia coronariana.
O Programa Coração Paraibano, do qual este novo protocolo é uma evolução, já demonstrou resultados significativos na redução da mortalidade por problemas cardiológicos no estado. A capacitação das equipes, desde recepcionistas a médicos, é um pilar fundamental para o sucesso da iniciativa, garantindo que todos os profissionais compreendam a importância da agilidade e humanização no atendimento.
“Com o novo protocolo, a PB Saúde reforça seu compromisso em oferecer um atendimento de excelência, buscando a meta audaciosa de se tornar o estado com menor índice de mortalidade por infarto agudo do miocárdio no Brasil, com foco na prevenção e na informação contínua à população”, completou Walber.
Sobre o PB Saúde Cast - O PB Saúde Cast é distribuído semanalmente, por temporada, no canal do YouTube da PB Saúde, no Spotify, no Apple Podcasts e no Amazon Music. A cada episódio, profissionais que atuam em unidades e serviços de saúde públicos do estado da Paraíba, conversam sobre temas relevantes na área de saúde, orientando a população sobre os serviços oferecidos pelo SUS no estado e também sobre dicas para melhoria na saúde e na qualidade de vida.
O episódio foi dirigido por Felipe Miranda; apresentado por Diogo Almeida, assessor de imprensa da PB Saúde; com direção e edição de vídeo por Jackson Diniz; produção por Thibério Rodrigues; e identidade visual por Alice Pereira. O PB Saúde Cast é gravado na sede da PB Saúde, em João Pessoa.