Notícias

PB Saúde apresenta estrutura da POINSP a representantes das forças de segurança

publicado: 29/07/2025 15h36, última modificação: 29/07/2025 15h36

Na manhã desta terça-feira (29), foi realizada uma visita técnica à Policlínica Integrada da Segurança Pública (POINSP), localizada no bairro da Torre, em João Pessoa. O momento reuniu representantes de todas as forças de segurança da Paraíba e gestores da Fundação PB Saúde, com o objetivo de apresentar a estrutura física da unidade, os avanços operacionais e alinhar os últimos ajustes antes da inauguração.

Durante a visita, os participantes conheceram de perto o prédio de mais de 1.000 m² e três pavimentos, que oferecerá atendimento exclusivo a servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Detran-PB e seus familiares de primeiro grau. A POINSP, criada pela Lei 12.640/2023, representa um novo modelo de atenção à saúde, com foco na valorização dos profissionais de segurança pública e na integração entre tecnologia, estrutura moderna e atendimento humanizado.

Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, a entrega da POINSP marca um divisor de águas na política pública voltada para os profissionais da área. “Essa entrega representa um dos maiores avanços para a segurança pública da Paraíba. Cuidar dos nossos servidores tem sido uma prioridade do Governo do Estado, seja por meio de melhorias na legislação, de valorização salarial ou de ações concretas como essa. Com a criação de um espaço exclusivo para o cuidado com a saúde dos profissionais de segurança e de seus dependentes, damos um passo importante para oferecer uma assistência mais qualificada. Tenho certeza de que nossos profissionais se sentirão ainda mais valorizados e acolhidos pelo Estado ao qual dedicam diariamente seu trabalho em favor da população paraibana”, destacou o secretário.

A unidade contará com consultórios médicos, odontológicos e de nutrição, além de salas para exames laboratoriais, raio-X, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e pequenos procedimentos cirúrgicos. Também haverá sala de recuperação pós-anestésica e espaço para estabilização de urgências durante os atendimentos.

Tecnologia inédita

Um dos principais destaques da POINSP será o uso de um software inovador que permitirá o agendamento digital de consultas e exames por meio de um aplicativo vinculado ao banco de dados das instituições de segurança. O sistema também possibilitará a coleta e cruzamento de dados estatísticos em saúde, promovendo o monitoramento estratégico das ações voltadas aos profissionais da segurança pública.

O diretor geral da unidade, tenente-coronel Jales Meneses, explicou que a POINSP é resultado de um projeto pensado a longo prazo e construído com base em sustentabilidade financeira e nas diretrizes da legislação federal (Lei 13.675/2018), que estabelece a Política Nacional de Segurança Pública e o Programa Provida.

“A POINSP vai além de um centro de atendimento. Ela foi idealizada como um espaço de gestão integrada da saúde dos profissionais de segurança, com foco na qualidade de vida, valorização e uso estratégico dos dados. Esse sistema digital que estamos implantando permitirá o cruzamento de informações entre instituições, oferecendo uma plataforma única e inteligente para tomada de decisão. Estamos muito perto de iniciar uma entrega que representa um marco para a segurança pública da Paraíba.”

Sobre a visita, o gerente executivo de Práticas Médicas da PB Saúde, Andiry Guedes, destacou como o momento foi produtivo para alinhar os últimos detalhes com as instituições envolvidas e reforçar o compromisso da Fundação com o projeto. “A visita foi extremamente proveitosa, pois permitiu alinhar expectativas, apresentar os avanços da obra e discutir pontos operacionais importantes com as equipes envolvidas. Estamos na fase final da estruturação da unidade, com os últimos ajustes sendo realizados. A PB Saúde tem total compromisso com o cumprimento do contrato firmado e com a entrega de uma assistência de excelência aos profissionais da segurança pública. Para nós, é motivo de orgulho participar da construção de um modelo de atenção à saúde tão inovador e necessário para o estado da Paraíba.”

Funcionamento

A Policlínica funcionará de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. O agendamento para os atendimentos poderá ser feito diretamente pelo aplicativo, acessado por servidores e seus dependentes devidamente cadastrados. Além da assistência presencial, a unidade também dará suporte ao programa Escuta SUSP, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que oferece atendimento psicológico on-line para os profissionais da área.