Notícias

PB SAÚDE adere à campanha Outubro Rosa e promove ações educativas em todas as unidades gerenciadas

publicado: 31/10/2023 15h19, última modificação: 01/11/2023 11h52

Ao longo do mês de outubro, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde - PB Saúde promoveu diversas ações alusivas ao Outubro Rosa em todas as suas unidades de atuação. Da capital ao sertão, pacientes, acompanhantes e equipes profissionais participaram de ações de conscientização sobre o controle do câncer de mama, visando reduzir a mortalidade ligada a essa doença por meio de esclarecimentos sobre serviços de diagnóstico e de tratamento.

No Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, inicialmente, foi realizada uma acolhida aos servidores com entrega de laços símbolo da campanha. Além disso, a médica Camila Nóbrega, ministrou uma palestra sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce para colaboradores, pacientes e acompanhantes. Para os pacientes internados na unidade, foram ofertados serviços de bem-estar e cuidados com a pele, além de rodas de conversas semanais com as acompanhantes, distribuição de folder explicativo sobre autoexame.

Segundo a diretora do Metropolitano, Louise Nathalie, a triagem de servidoras da PB Saúde, acima de 40 anos, está sendo feita para a realização de uma consulta prévia na instituição. “Nós temos orientado as nossas colaboradoras a buscarem o Centro de Diagnóstico do Câncer (CEDC), localizado à Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, para realização de exames complementares e tratamento necessário. A prevenção sempre será a nossa bandeira”, afirmou a gestora.

Estas ações voltadas ao diagnóstico precoce da doenças são de suma importância pois, quanto mais cedo um tumor invasivo é detectado e o tratamento é iniciado, maior é a probabilidade de cura. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil.

Pensando em levar mais conhecimento sobre prevenção e cuidados para os colaboradores e usuários, no Hospital do Servidor Edson Ramalho foram realizadas duas palestras. A ginecologista e obstetra da unidade, Claryssa Alapenha, foi a responsável por falar sobre o câncer de colo do útero, e Rafaela Montenegro, mastologista convidada, abordou autoexame e cuidados preventivos do câncer de mama.

“O objetivo principal do evento foi orientar sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero promovendo a conscientização sobre as doenças, contribuindo para a prevenção e redução da mortalidade. É de grande relevância esse tipo de iniciativa, pois difunde a informação para o máximo de pessoas, até mesmo quem não está presente. Além disso, é necessário que a conscientização seja permanente, e não só apenas no mês alusivo ao Outubro Rosa”, disse Vanessa Guimarães, gerente executiva de práticas de enfermagem.

Em Campina Grande, a equipe do serviço de hemodinâmica instalado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, optou por se unir à nutrição do Trauma que visitou todos setores passando orientações nutricionais aos servidores da unidade e preparou um almoço especial, alusivo à campanha.“Este ano, trouxemos a importância da alimentação no combate ao câncer de mama. Além da visita aos setores com orientações nutricionais, preparamos um almoço festivo em alusão ao Outubro Rosa", explicou a coordenadora administrativa da hemodinâmica de Campina Grande, Andréa Arruda.

Já em Patos, a enfermeira coordenadora de Práticas Assistenciais da Hemodinâmica, Kamila Leite, visitou os setores da unidade para distribuir os lacinhos da campanha, um folder explicativo e prestar maiores esclarecimentos sobre a campanha. “Falamos sobre a prevenção, fatores de risco e a importância de conhecer o câncer de mama e de útero. Foi um momento muito especial e importante para aumentar o conhecimento de todos sobre essas doenças e diminuir o temor associado à elas”, frisou Kamila.