Notícias
Números de cirurgias e procedimentos no Edson Ramalho crescem em um ano de gestão da PB Saúde
Em um ano de gestão da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), o Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) realizou 8.168 cirurgias, no período de 1º de julho de 2023 a 30 de junho de 2024. A unidade hospitalar, que integra a rede estadual de saúde, contabilizou a realização de 26 mil procedimentos ambulatoriais e de 558,8 mil atendimentos multiprofissionais, beneficiando milhares de paraibanos.
O diretor superintendente da Fundação PB Saúde, Alexandre Bento, comemorou os resultados obtidos pela gestão ao longo de um ano e destacou que, para além da quantidade dos atendimentos, o principal foi a melhoria na qualidade da assistência. “Estamos felizes com os resultados, reflexo de todo um trabalho em equipe que visa o bem-estar dos pacientes. Uma assistência otimizada proporciona a recuperação mais rápida do paciente, o que contribui para que não haja superlotação e falta de leitos, considerando que o HSGER é um hospital de porta-aberta, que atende casos de urgência de média complexidade, realiza diversos tipos de cirurgias e também conta com uma Maternidade”, afirmou.
Entre os procedimentos realizados no HSGER, estão os de cirurgia geral, urológica, ginecológica, torácica, vascular, de otorrinolaringologia e bariátrica, esta, por meio do programa Opera Paraíba. No último mês de junho, o HSGER iniciou as cirurgias do programa Paraíba Contra o Câncer, tendo realizado procedimentos de diversas especialidades oncológicas.
O HSGER tem investido na realização de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos. Assim ocorreu com o paciente da cidade de Itaporanga, Marcelo Pereira. Ele passou pelo procedimento de pieloplastia, uma cirurgia que desfaz o estreitamento que ocorre na junção do ureter com a pelve renal, o que pode causar até perda do rim. Com o procedimento feito pelo método endoscópico, ele teve uma recuperação rápida e satisfatória. “Fui muito bem atendido por todos os profissionais. Recebi alta dois dias após a cirurgia e voltei para consulta de avaliação. A partir de agora, serei acompanhado anualmente pela equipe de Urologia do hospital”, contou.
De acordo com o diretor hospitalar, Cícero Ludgero, ao longo dos últimos 12 meses, houve vários avanços na assistência do HSGER aos pacientes. “Passamos a realizar procedimentos como o de histeroscopia, para diagnóstico de patologias intrauterinas, a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, que é um procedimento de alta complexidade, instalamos a farmácia clínica, a qual já se expandiu para vários setores do hospital, implementamos o serviço de emergência em otorrinolaringologia 24 horas e o serviço de parecer cardiológico e de risco cirúrgico on-line; e criamos o ambulatório pediátrico de egressos, entre outras melhorias.
Ambulatório de especialidades
O HSGER dispõe de um Ambulatório de Especialidades, que registrou 26 mil atendimentos, no período de julho de 2023 a junho deste ano. Os procedimentos são realizados nas especialidades de urologia, ginecologia, proctologia, otorrinolaringologia, cabeça e pescoço, cirurgia bariátrica, cirurgia vascular, cirurgia geral, cirurgia torácica e oncologia. O acesso ao ambulatório é por meio da Central Estadual de Regulação.
No caso da cirurgia bariátrica, antes da realização do procedimento, o paciente é submetido a um processo de avaliação multiprofissional, que inclui cirurgião bariátrico, endocrinologista, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e odontólogo. Uma das pacientes do programa foi a dona de casa Ana Carolina dos Santos, residente na cidade do Conde. Em apenas cinco meses após a cirurgia, ela perdeu 34 quilos e reduziu seu manequim do 52 para o 40.
“O acompanhamento dos profissionais do Edson Ramalho foi muito importante para eu não desistir do processo que precede a cirurgia, que envolve mudança no estilo de vida e perda de peso”, comentou ela. Hoje, Ana Carolina faz atividades físicas, incentiva seu filho a fazer o mesmo e se diz bem mais feliz. Os problemas de mobilidade, sono prejudicado e ansiedade ficaram no passado.
Assistência multiprofissional
Nos últimos 12 meses, o Hospital Edson Ramalho ampliou a assistência aos pacientes nos serviços prestados pelas equipes multiprofissionais, totalizando 558.843 atendimentos. Conforme a gestora de Práticas Multiprofissionais, Railda de Almeida Gomes, o desempenho é resultado de um trabalho em equipe.
“Conseguimos trazer o melhor e o diferencial em termos de assistência aos usuários. Além de desenvolver a alta performance das equipes, entregamos resultados assistenciais tangíveis e mensuráveis. Constantemente, fazemos o dimensionamento e o mapeamento de perfis de setores e de demandas, sendo possível nos adequar às necessidades dos pacientes que estão sob nossos cuidados”, aponta a gestora.
Os atendimentos multiprofissionais são nas seguintes áreas: fisioterapia (61.678 atendimentos), serviço social (335.159), fonoaudiologia hospitalar (38.982), fonoaudiologia de reabilitação auditiva (16.889), nutrição clínica (48.899), psicologia (28.025), farmácia clínica (3.500), odontologia (2.791), técnico em radiologia (19.350) e biomedicina (3.570).
Para que haja a conclusão de um diagnóstico, é necessária a realização de exames por imagem. Neste quesito, o HSGER realizou 31.984 procedimentos, entre tomografia computadorizada, ultrassonografia geral, radiografia simples, colonoscopia, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, videolaringoscopia e endoscopia digestiva alta.
Maternidade
O HSGER é certificado como Amigo da Criança pelo Ministério da Saúde, em reconhecimento à qualidade da assistência prestada na Maternidade durante as etapas de gestação, parto e nascimento. Neste período de um ano de gestão da PB Saúde na unidade hospitalar, foram realizados 1.061 partos normais e 926 partos cirúrgicos, totalizando 1.987 procedimentos.
Dentre as mudanças implementadas pela PB Saúde, destacam-se a implantação da assistência 24 horas no pré-parto, parto e pós-parto e a instalação do Ambulatório de Egresso, que assiste os bebês até o terceiro mês de vida. A unidade é dotada de unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal, unidade de cuidados intermediários neonatais (Ucin), Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) e a Casa das Mães Amor e Vida, que acolhe as genitoras cujos bebês estão internados. A Maternidade ainda realiza teste do pezinho, do olhinho, da orelhinha e do coração, e aplica vacinas nos recém-nascidos.